Projeto patriotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Patriotismo



Nova Olimpia Agosto de 2010.

"O problema é saber o que vai preparar melhor a criança para seu futuro papel de cidadão. Será o hábito da disciplina exterior adquirido sob a influência do respeito unilateral e da coerção adulta, ou será o hábito da disciplina interior,do respeito mútuo e do autogoverno?" (Jean Piaget. O juízo moral na criança. São Paulo : Summus, 1994. p. 270.)

Elaborado por: Fabrícia Armando Favaretto
Local de execução: Escola Municipal de Educação Básica Deputado Renê Barbour.
Público alvo: Turmas do Pré II a 3ª Fase do 2º Ciclo.
Colaboradores:Direção e Coordenação e Corpo Docente

Patriotismo
Patriotismo é o sentimentode amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.
Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.Ser um nacionalista não implica em ponto de vista políticoparticular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, ou nação.
Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:
Patriotismo nos desportos: há grandeparte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;
Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país emuma guerra.

Objetivo

Proporcionar o conhecimento sobre as histórias dos hinos de nossa Pátria, assim como suas letras, compositores e datas de criação.
Instigar ao educando o aprendizado da pronuncia e acompanhamento das letras e melodias dos principais hinos de nossa Pátria.
Conscientizá-los sobre a importância do respeito ao momento solene da execução dohino.

Justificativa

O presente projeto trata-se de incentivo à cidadania e ao patriotismo. São valores que não nascem com o individuo, mas são sedimentados no dia a dia. Tenho observado que muitas vezes o nosso hino é desrespeitado, notadamente em eventos esportivos e atos cívicos.
Fazendo-se necessário a avivar o respeito aos nossos símbolos pátrios,especialmente aos Hinos, que ultimamente vem sido tratado com descaso e uma grande falta de respeito em suas execuções. Não é raro alunos fingirem que estão cantando a letra, alguns ficam mudos, cutucando o coleginha e há ainda aqueles que ficam mascando chiclete durante toda execução.
Sabemos que é exatamente nesta fase que nossos alunos necessitam ser moldados e orientados para seremcidadãos conscientes e responsáveis ao seu dever cívico. Acredito que somente com ações de estímulo, bons exemplos e a cobrança de atos de civismo, conseguirão desenvolver reavivar a cidadania que vem se perdendo entre os hábitos de nossos jovens.

Desenvolvimento
Hino Nacional - A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música éde Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1º de setembro de 1971, através da lei nº. 5700.
Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre...
tracking img