Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Racismo?

Segundo Albert Memmi, in Encyclopedia Universalis – UNESCO, racismo é: “a valorização generalizada e definitiva de diferenças reais e imaginárias, em proveito do acusador em detrimento de sua vítima, a fim de justificar uma agressão”

Origem do racismo

O racismo é um preconceito formando contra as pessoas de pele negra, ele foi originado no começo do século XIX. Oracismo teve as suas origens principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “raça inferior” para trabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria por pessoas de raça negra e por índios, estes eram arrancados dos seus países de origem para trabalharem como escravos. O racismo foi inventado pelos ricos para manter ostrabalhadores divididos para que eles não se unissem e derrubassem o capitalismo. O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência deraças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços decaráter e inteligência ou manifestações culturais

Origem doracismo

Convém ressaltar que o racismo nem sempre ocorre de forma explícita. Além disso, existem casos em que a prática do racismo é sustentada pelo aval dos objetos de preconceito na medida em que também se satiriza racialmente ou consente a prática racista, de uma forma geral. Muitas vezes o racismo é consequência de uma educação familiar racista e discriminatória.

Convém ressaltar que oracismo nem sempre ocorre de forma explícita. Além disso, existem casos em que a prática do racismo é sustentada pelo aval dos objetos de preconceito na medida em que também se satiriza racialmente ou consente a prática racista, de uma forma geral. Muitas vezes o racismo é consequência de uma educação familiar racista e discriminatória.

A Filosofia do Racismo

O preconceito é sempre contraum grupo racial diferente ao que se pertence.
Tal grupo se classifica-se como dominante (Superior) ,
Está classificação se da geralmente em modo por razões históricas assim cria-se um MITO em torno desses sujeitos.(ex escravidão a respeito dos negros )

Daí se tem valores morais como o "certo" e o "errado", o "aceito" e o "não-aceito", o "bom" e o "ruim", entre outros (envolvendo religião outodo tipo de ação)
Em tudo isso se fundamenta a discriminação, dando base para atitudes radicais como a violência física e moral.

O mais impressionante que isso pode ser alimentado em lares, ou em lugares que são considerados de respeito e alimentado de forma implícita; em pequenos atos de pessoas que tem influencia nesses locais (ex pai ou mãe nos lares)

Definição de Racismo dentro daAntropologia

De acordo com a Antropologia, o racismo se dá pela diferença cultural na qual os membros de culturas diferentes vivem em mundos morais diferentes.
Para a Antropologia o racismo não é uma teoria cientifica mais sim um conjunto de opiniões que são concebidas que tem como função principal valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, as quais alguns acreditam seremsuperiores aos outros de acordo com o racial

Fundamentação do Racismo

Segundo a Antropologia, o racismo, é uma violação aos direitos humanos, que foi utilizado para justificar a escravidão, o domínio de alguns povos sobre outros e as atrocidades que ocorreram ao longo da história

No ponto de vista da Antropologia

Em pleno séc XXI podemos ainda assistir um desenvolvimento uma rejeição doconceito de raça na espécie humana
Existe o desejo de domínio, controle e opressão que gerou absurdos históricos como por exemplo a escravidão, o holocausto, além de grupos de extermínio especializados em promover genocídios e aniquilar pessoas, baseados na falsa crença de que existem raças superiores e inferiores de seres humanos, a intolerância e a dificuldade de lidar com diferenças constituem...
tracking img