Engenharia mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA MECÂNICA

O que é?
É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária dematéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Pode dedicar-se à venda de máquinas e equipamentos.
O mercado de trabalhoO mercado de trabalho de engenharia está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) antecipa uma escassez de mão de obra nos próximos anos, prevendo, inclusive, a busca por profissionais no exterior. "Existe uma demanda reprimida, e os engenheiros ganharam novo status no mercado de trabalho", afirma Franco Giuseppe Dedini, coordenador do curso da Unicamp. Paraesses engenheiros, a demanda é maior em desenvolvimento de projeto, em que eles fazem análises numéricas, criam soluções tecnológicas, novos produtos e otimizações de sistemas. Todo o setor industrial necessita desse tipo de profissional. "O setor automotivo e o aeronáutico seguem como excelentes empregadores, mas a indústria de eletrodomésticos acena com boas oportunidades para os próximos anos",diz o coordenador. A região do ABC Paulista e cidades do interior como Campinas concentram muitas indústrias, por isso, demandam muitos profissionais. Mas outras cidades como Porto Alegre (RS) e Camaçari (BA) também apresentam oportunidades.

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias; fonte: Crea-SP).
O curso
Além das disciplinas básicas de engenharia, entre elas física e matemática, oaluno assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muita atividade em laboratório, como desenvolvimento de ensaios e de protótipos e estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para oprojeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios
Duração média: cinco anos.

As dez principais conquistas da Engenharia Mecânica.

A Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos ( ASME) fez uma pesquisa entre seus membros para identificar as maiores conquistas da Engenharia Mecânica. Em ordem decrescente do impacto que tais conquistas tiveramsobre a sociedade , a pesquisa identificou os seguintes marcos.
1- Automóvel;
2- O programa Apolo;
3- A geração de energia;
4- A mecanização na agricultura;
5- O avião;
6- A produção em massa de circuitos integrados;
7- O condicionamento do ar e a refrigeração;
8- A tecnologia da engenharia auxiliada por computador;
9- A bioengenharia;
10- Os códigos e as normas técnicas;
AspectosFavoráveis da Profissão de Engenheiro Mecânico:
Com se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para Engenheiros Mecânicos em diversas indústrias tais como indústria de maquinário, montadoras de automóveis, indústria textil e eletro-eletrônica. O Engenheiro Mecânico tendo oportunidades tanto desenvolvendo projetos, quanto liderando a implantação. Além das oportunidadestradicinais de trabalho, nos próximos anos indústrias emergentes tais como: petroquímicas, celulose, açucar, alcool e gás vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em engenharia mecânica.
Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Engenharia Mecânica:
Assim como acontece com outra engenharia tradicionais, na Engenharia Mecânica, devido a grande quantidade de profissionais formados...
tracking img