Projeto ler imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA

TÍTULO

Márcia Daniela Belchior

BELO HORIZONTE
SETEMBRO/2010

Márcia Daniela Belchior

PROJETO LER A IMAGEM:
CONTRADIÇÕES E DIFERENÇAS SÓCIO-CULTURAIS
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Trabalho apresentado para disciplina de Políticas em Educaçãoe Saúde no curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva. Disciplina ministrada pelo professor Mauro Giffoni de Carvalho.

BELO HORIZONTE
MAIO/2009
O filme "Entre os Muros da Escola", baseado no livro de François Bégaudeau com esse mesmo título, relata as experiências de um professor de literatura, representado pelo próprio François, em uma escola de ensino médio na periferia deParis.
Sob direção de Laurent Cantet, o drama, que levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes (2008), inicia com a única e breve cena fora da escola quando o professor, François, chega para o início de um novo período letivo. A história é um corte na linha do tempo, não segue uma estrutura narrativa de início meio e fim, mas mostra-nos como funciona a realidade dentro de uma escola da periferiaparisiense, focando principalmente a sala de aula.
François é um professor de literatura francesa que, cheio de boas intenções, esforça-se verdadeiramente para levar seus alunos a aprenderem. Nesse percurso, depara-se com inúmeras dificuldades. Sua classe é extremamente heterogênea com adolescentes de diferentes origens sociais, culturas e com comportamentos extremamente diversificados e, muitasvezes, difíceis de lidar.
“Entre os Muros da Escola” foge do estereótipo dos filmes “hollywoodianos” em que o professor é um grande herói, aquele que vive em função de um ideal (ensinar) e não se cansa em sua jornada para tornar-se o professor “perfeito” que vai motivar seus alunos resgatando-os do mundo da ignorância e direcionando-os ao caminho do sucesso. Ao contrário, François é um professor domundo real que obtém sucesso em alguns momentos, mas, como todo ser humano, está sujeito a erros e erra. Às vezes apoiado pelos colegas e às vezes não, ele insiste em manter em sua classe um ambiente de respeito e dedicação e tenta não lançar mão de punição e de critérios arbitrários para reforçar comportamentos. Quase sempre usa da franqueza e tenta eliminar a agressividade na sua prática. Masnem sempre consegue manter-se coerente em sua conduta e, em alguns momentos, acaba perdendo o controle da classe. E é num desses momentos que podemos perceber claramente o corporativismo dos professores, que mesmo conscientes de seus erros, se apóiam e julgam os alunos como se estivessem em uma espécie de “tribunal escolar”.
O drama termina repentinamente, assim como começa, e sem um final feliz,mostrando-nos que na realidade nem sempre, ou quase nunca, os conflitos que surgem entre os muros das escolas são resolvidos, e quando se resolvem, nem sempre isso acontece da forma mais justa.
É nesse contexto de contradições e diferenças sócio-culturais que os professores da “vida real” atuam, todos os dias, sem câmaras, sem glória, e, às vezes, até mesmo sem expectadores.
Segundo Carvalho(2009) a escola deve ser considerada como um lugar privilegiado da aprendizagem e da interação social. Trata-se de um espaço, que apesar de institucionalizado, proporciona as relações entre diferentes grupos sociais que, ali, encontram-se regidos pelas mesmas regras. Todavia, é também um lugar de confronto com mundo, pois nela encontra-se todo tipo de contradição social e por isso nem sempre a escolaé eficiente. Podemos observar nitidamente na classe de François como esses embates tumultuam o ambiente tornando-o, muitas vezes, inóspito para o processo de ensino e aprendizagem. Por outro lado, a sala de aula, por representar de forma reduzida a sociedade em que está inserida, acaba tornando-se o núcleo do processo de aprendizado, pois, mesmo com todos os problemas, é nela que se dá a...
tracking img