Projeto intregador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

São José
31/08/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho será abordada uma pesquisa sobre a empresa Companhia Brasileira de Confecções (CBC) que tem como Diretor Presidente Cláudio Barros e Diretor Superintendente Marcel, a empresa trabalha com confecções de roupas, seu mercado abrange oterritório nacional com uma cartela grande de clientes.
A CBC surgiu em 1974, quando Cláudio gerente de uma das mais conceituadas lojas de modas da capital, demitiu-se do cargo para associar-se a Marcel, imigrante francês recém chegado ao país, que trazia uma grande experiência da indústria parisiense de confecções.
Com essa união montaram uma oficina de confecções, que logo cresceupara uma produção em série, sua clientela foi crescendo cada vez mais, com isso em 1978 transforma a pequena empresa em sociedade anônima, denominada CBC – Companhia Brasileira de Confecção.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O sistema organizacional da CBC era dividido entre os dois sócios de início, Cláudio o responsável pelas funções gerenciais e administrativas e Marcelincumbia-se de todos os problemas da produção.

Cláudio acabava que tomando todas as decisões sozinho, somente repassava as decisões para Marcel e o restante executar sem pedir opiniões.

Com o crescimento da empresa, foram promovidos alguns funcionários antigos que demonstraram fidelidade, dando a eles cargos de diretoria, agora contendo 7 diretores, porém as decisões cabia exclusivamente a Cláudioaos demais, cabia executá-las fielmente.

A Empresa atuava no mercado de confecção e moda, seu horizonte de tempo de planejamento era de apenas 1 estação do ano o que corresponde a 1 quadrimestre. Com isso mudavam suas coleções conforme as estações do ano, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras a empresa CBC conseguia crescer no mercado.
Assim a cada ano as metas e objetivos eramverificados nas diversas áreas, com um mal planejamento estratégico pois a CBC não trabalhava pensando no futuro.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não existe nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadas pelo presidente, com isso a CBC perde chances de ganhar um funcionário com capacidade de estar evoluindo e crescendo com a empresa e nãoestar contratando somente pela fidelidade, mas pela capacidade que mesmo tem.

Ao cometerem erros por negligência ou falta de atenção os superiores devem além de advertirem o funcionário, repassar aos demais funcionários para não estarem cometendo o mesmo erro, cada funcionário é responsável pela sua área com isso respondem aos seus erros.

Quando um funcionário age por conta própriatentando ajudar e acaba dando problemas, o seu superior terá que adverte também, pois ele não deve tomar nenhuma decisão sem consultar seu superior seguindo a hierarquia dentro da empresa.

A maioria das decisões eram tomadas onde se concentra os diretores e presidentes, mas nem todas as decisões eram tomadas pelos mesmos, algumas delas são tomadas pelo nível operacional, como decisões de como se...
tracking img