6eeb00f7 Efae 4bd3 9165 F16de4892ce0

665 palavras 3 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO estética e imagem pessoal

Referencial teórico
Projeto Intregador

Sete Lagoas
2015

Epiderme – É a camada mais superficial da pele atuando como barreira protetora às agressões dos fatores externos.Por estar em contato com o meio ambiente, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e refletir o aspecto saudável em sua superfície. As células de Langerhans e os melanócitos encontradas na epiderme, durante o processo de envelhecimento, tem uma diminuição em seus números e suas atividades. Com isso, o organismo fica menos protegido da radiação ultravioleta e mais suscetível ao aparecimento de eventuais células cancerígenas, ocorrendo alterações de pigmentação, verrugas e queratoses actínicas. (SCOTTI;VELASCO,2003).
Derme – camada média da pele, localizada abaixo da epiderme, pode ser considerada o local onde ocorre a maior parte do importante trabalho realizado pela pele. É responsável por 90% da espessura da pele.
Hipoderme ou tela de tecido subcutâneo – formada por tecido conjuntivo frouxo é a camada mais profunda da pele com espessura variável e tem pigmento laranja.O tecido subcutâneo sustenta as duas camadas principais da pele e é composto basicamente de adipócitos que são células que armazenam as gorduras de nosso corpo, glóbulos brancos e fibras reticulares; é uma espécie de amortecedor de choques.
Pode-se entender envelhecimento como modificações físicas (corporais), fisiológicas (do funcionamento orgânico) e psicológicas resultantes da ação do tempo sobre os seres vivos. (Alvarenga 2010)
O envelhecimento da pele tem basicamente duas causas: passagem natural do tempo (envelhecimento intrínseco, ou envelhecimento cronológico) e fatores ambientais que interagem com a pele (envelhecimento extrínseco). Também conhecido como fotoenvelhecimento, o extrínseco é provocado principalmente pela exposição ao sol, que tem efeito cumulativo e potencializa o surgimento de rugas e manchas.
Já o

Relacionados