Projeto Intregador Marcelle

1961 palavras 8 páginas
Turismo: grande eventos criam oportunidades em diversos setores
Por - Bruna Caldas - bruna.caldas@jee.com.br
Não há dúvidas quanto ao potencial turístico da Cidade Maravilhosa, eleita por diversos órgãos inúmeras vezes como um dos melhores destinos para se viajar, não só a cidade do Rio, como todo o Estado registram crescimento acentuado no setor. Os grandes eventos que estão por vir, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas, mais os atrativos naturais, como serras, praias e cachoeiras, só aquecem ainda mais o mercado turístico da região.

Considerado uma das mais eficazes alternativas para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, o Turismo consegue dar retorno positivo para os investimentos feitos e, consequentemente, gera uma grande quantidade de empregos diretos e indiretos. Atualmente um em cada 11 trabalhadores está ligado diretamente à atividade. O Turismo movimenta cerca de 50 setores e é responsável por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, o que corresponde a cerca de R$319 bilhões. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur), somente no primeiro semestre de 2012 foram injetados na economia estadual cerca de R$800 milhões. E quem deseja embarcar neste barco próspero não deve perder tempo.

O profissional de Turismo cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Ele gerencia a organização de viagens, feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda os trabalhos de venda de passagens, reserva de HOTÉIS e programação de passeios e excursões. Além disso, gerencia atividades em hotéis, empresas de transporte ou de eventos e em empreendimentos de lazer, como parques temáticos, e acompanha grupos de turistas. Em prefeituras e órgãos públicos, coordena a exploração turística de uma região, promovendo e

Relacionados