Projeto integrador: “morfologia em foco: sua aplicabilidade na nutrição humana”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRUNA PINHO CARDOSO

PROJETO INTEGRADOR:
“Morfologia em Foco: Sua Aplicabilidade na Nutrição Humana”

Tubarão
2011

Área de Conhecimento
Grande Área: 4.00.00-1 Ciência da saúde.
Área de conhecimento: 4.01.01.10-0 Cardiologia.

Justificativa

O Projeto Integrador da primeira fase do curso de Nutrição foi baseado no filme “Quase Deuses”, onde os temas abordados foram: preconceito,a violação da lei da natureza e a doença Tetralogia de Fallot. O filme foi baseado em fatos reais, e conta a história de Vivien Thomas, um marceneiro negro, que tinha um sonho de fazer medicina. Tudo começa quando Vivien é demitido de seu emprego quando seu chefe priorizou empregados que tinham família para sustentar. Além disso descobre que o banco onde ele tinha guardado suas economias deanos para realizar seu sonho da faculdade de medicina, havia falido. Vivien encontra um emprego em um laboratório de experiências, como faxineiro, e com o passar dos dias, o Dr Alfred Blalok medico e cirurgião percebe que Vivien tem uma inteligência privilegiada, e que poderia aproveitar isso de outra forma. Assim, Vivien torna-se seu auxiliar delaboratório. O DrBlalok acaba se tornando um cirurgião chefe de uma Universidade, onde está pesquisando novas técnicas de cirurgia do coração, entre elas a cirurgia para a doença Tetralogia de Fallot. DrBlalok e Vivien acabam fazendo uma parceria incomum e as vezes conflitantes, pois Vivien nem sempre era lembrado quando conseguia criar uma técnica, não era médico e por preconceitos raciais. Assim, ambosem parceria conseguem uma técnica cirúrgica para Tetralogia de Fallot. Alfred assume não ser o responsável pelo método de salvar vidas e então Vivien conquista méritos devidos, entre eles um doutorado honorário.
A Tetralogia de Fallot é um defeito cardíaco congênito (problema com a estrutura do coração presente no nascimento)tendo 4 alterações que são: comunicação Interventricular, posição ádireita da aorta, estenose da Valva que leva o sangue para o pulmão, levando, consequentemente, à hipertrofia do ventrículo direito que necessita trabalhar sob maior pressão . Defeitos cardíacos congênitos alteram o fluxo normal de sangue através do coração. Esse defeito cardíaco é raro e complexo, sendo que o coração não funciona devidamente. As células do coração são as únicas células rítmicas.Elas pulsam mesmo quando estão fora do corpo, e quando colocadas próximas a outras células do coração. E o tecido muscular cardíaco é um musculo estriado e de contração involuntária.
A tetralogia de fallot é uma doença cardíaca genética rara que deixa a pele de todo o corpo do bebê de coloração roxo-azulada. Isso ocorre devido a uma série de defeitos no coração que não permite que o sangue volteao pulmão para ser oxigenado e mantêm-se circulando sem oxigênio. Enquanto o coração deveria funcionar da seguinte forma com a chegada do sangue no átrio direito vindo das veias cavas inferiores e superiores, ocorrendo a contração do átrio o sangue passa pela valva atrioventricular tricúspide indo para o ventrículo direito que contrai o sangue passa pela valva semilunar pulmonar e vai para ospulmões onde é oxigenado e volta para o átrio esquerdo, com a contração dos átrios o sague é forçado passando pela valva atrioventricular mitral indo pra o ventrículo esquerdo, com a contração ventricular o sangue passa pela valva semilunar aórtica e é transportado por toda circulação sistêmica.
Bebês afetados podem ter cianose e problemas de crescimento. Esse defeito pode ser tratado entretrês e seis meses de vida. A maioria das crianças pode ter vida normal após o tratamento. Ademais, a correção total restaura precocemente a fisiologia normal do coração e da circulação e a saturação arterial de oxigênio. Os médicos não sabem quais são as causas da maioria dos casos de tetralogia de fallot e outros defeitos cardíacos congênitos. Algumas condições médicas e fatores durante a...
tracking img