Projeto estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Católica de Pernambuco

Recife,23 de abril de 2012

Professora: Marta Rolim

Aluno: Walter Souza

Matéria: Desenho técnico assistido por Computador











Projeto Estrutural





FUNDAÇÃO









Definição:

Fundações são os elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela seapoiará, ou seja , direcionar o peso estrutura para o solo. Para saber o tipo de fundação adequada a ser usada na construção de um edifício por exemplo, deve-se começar fazendo a SONDAGEM do terreno, para a verificação do tipo de solo, resistência, presença de lençóis freáticos entre outros fatores que são de fundamental importância para que o Engenheiro Calculista desenvolva o projeto.

Parâmetrospara a escolha da fundação:

Alguns fatores são muito importantes a serem considerados para a escolha do tipo de fundação. Numa primeira etapa, é preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. Os principais item a serem considerados são:

Topografia da área: Dados sobre taludes e encostas no terreno, ou que possam atingir o terreno; Anecessidade de efetuar cortes e aterros dados sobre erosões, ocorrência de solos moles na superfície; A presença de obstáculos, como aterros com lixo ou matacões.

Características do solo: variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas; existência de camadas resistentes ou adensáveis; compressibilidade e resistência do solos; a posição do nível d’água.

Dados da estrutura: A arquitetura,o tipo e o uso da estrutura, como por exemplo, se consiste em um edifício, torre ou ponte, se há subsolo e ainda as cargas atuantes.

Além dos parâmetros técnicos descritos anteriormente, também é importante a comunicação com os vizinhos de edificações próximas para saber qual o tipo de fundação usada nas edificações que eles

residem, e também se já houveram problemas com a fundação dessasconstruções, isso facilita o entendimento da sondagem que será realizada em um terreno que se deseja construir.

Tipos de Fundação:

Fundação Superficial: Também chamada de fundação rasa ou direta, transmite a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação. As fundações superficiais estão assentadas a uma profundidade de até duas vezes a sua menordimensão em planta. Os principais tipos de fundação superficial são:

Bloco - é o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura(ferragens).

Sapata - é um elemento de fundação de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços detração.

Viga de fundação - é um elemento que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversal tipo

bloco, sem armadura transversal, sendo chamada de baldrame.

Grelha - elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares.

Radier – elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.

Fundação profunda: São aquelas em quea carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou superfície lateral (resistência de atrito). As fundações profundas estão assentadas a uma profundidade maior que duas vezes a sua menor dimensão em planta.

Os principais tipos de fundação profunda são:

Estaca: elemento de fundação executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode serpor cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação. Os principais tipos de estaca são:

Estacas pré-moldadas: Caracterizam-se por serem cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes métodos:

Percussão: é o método de cravação mais empregado, o qual utiliza-se pilões de queda livre ou automáticos. Um dos principais inconvenientes desse sistema é...
tracking img