Overhead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADSENSE CABEÇALHO

Calculo do Overhead em transmissões digitais - Redes
Qual a eficiência de um determinado meio de transmissão digital?

Esta é uma questão que o calculo de overhead poderesponder.
Quando dados são transmitidos digitalmente, os bits de dados não são simplesmente enviados de qualquer forma pela portadora. Existem bits de controle que servem para indicar quando a transmissão vaiiniciar e finalizar, entre outros propósitos.
Overhead nada mais é do que uma grande quantidade destes bits de controle na transmissão, fazendo com que parte da banda que deveria ser usada paratransmitir dados, esteja transmitindo bits de controle.
Ok, então o overhead pode ser calculado como uma razão entre os bits de controle e a soma de todos os bits transmitidos:
Overhead = (bits de controle/ (bits de controle + bits de dados)) x 100
Também deve ser levado em conta o meio de transmissão utilizado. No caso de uma transmissão síncrona, os bits de controle vêm somente no inicio e no finalda transmissão. E assíncrona, a cada byte transmitido, os bits de controle estão lá. Isto porque como não é sincronizada, não se sabe quando está vindo um dado.
Vamos transmitir a frase “CLUSTER ONE”,e foi dado que os bits de START são 2 e apenas 1 bit para STOP. No caso de uma transmissão síncrona seria:
Overhead = (3 / (11 * 8) + 3) * 100 = 3,29 %

Temos 11 * 8 porque cada letra é um byte,contando com o espaço. Todos os valores devem estar na mesma medida, neste caso são bits. 3,29 é um overhead aceitável.
No caso de uma transmissão assíncrona, cada byte é acompanhado dos bits decontrole:
Overhead = ((3 * 11) / (11 * 8) + (3 * 11)) * 100 = 27,27%

Com isto, vimos que as transmissões assíncronas são pouco eficientes comparadas as transmissões síncronas.

Editado 20/10/2011: Obrigado aleitora Roberta de Carvalho Nobre por ter observado que tinha um erro na soma dos bits de controle.
Postado por Márcio Júnior
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no...
tracking img