Projeto estrutural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESTRUTURAS E FORÇAS ATUANTES 5
2.1.1 ELEMENTOS BÁSICOS 6
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 9
3.1 FIGURAS 9
3.2 ENTREVISTA AOS ENGENHEIROS 12
3.2.1 ENGENHEIRO VALDIRBERNARDI ZERBINATI 12
3.2.2 ENGENHEIRO ALEXANDRE ACHING 14
3.2.3 ENGENHEIRO FÁBIO MARQUEZIN 15
4 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO

O Projeto Estrutural é utilizado para analisar o comportamento de estruturas submetidas à esforços diversos, aplicados em várias direções, com o objetivo de verificar a resistência adequada dos elementos estruturais sob combinações decarregamentos extremos ao longo de sua vida útil e também de prever as deformações das mesmas sob combinações normais de carregamento durante sua utilização.
Uma estrutura é criada para servir a um propósito definido. Os requerimentos podem ser para: abrigar um espaço (coberturas), suportar veículos (pontes) e máquinas, ou conter ou reter materiais (silos, barragens). Uma estrutura pode serprojetada com o propósito de trafegar no espaço, estar sobre o terreno ou enterrada, flutuar ou ser submergida.
O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, sejam elas de concreto armado, madeira ou aço, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é defundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos. Uma estrutura com lajes, vigas, pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamente segurança.





DESENVOLVIMENTO

O Projeto Estrutural, também chamado de Cálculo Estrutural é o dimensionamento das estruturas, geralmente deconcreto armado, que vão sustentar a edificação, transmitindo as suas cargas ao terreno. Elaborado por um engenheiro civil, esse projeto é de fundamental importância, pois é o responsável pela segurança do prédio contra rachaduras (trincas) e desabamentos.
Uma estrutura com lajes, vigas, pilares e fundações superdimensionados representa custos altos e não significa obrigatoriamentesegurança. É preciso que haja um perfeito equilíbrio entre o concreto e o aço dentro dos elementos estruturais para que as peças sejam consideradas seguras e, consequentemente, toda a obra. Uma estrutural mal dimensionada pode, até, não cair, mas trazer problemas como trincas que são, na maioria das vezes, de solução muito difícil e cara.
Para elaboração do Projeto Estrutural seránecessário, além do Projeto Arquitetônico, o Laudo de Sondagem. Esse documento, detalhadamente confeccionado por empresas especialistas em sondagens, apresenta o perfil do solo abaixo do nível zero, ou seja, com todos os tipos de camadas de solos e suas respectivas resistências à compressão. Este laudo é necessário para o dimensionamento adequado das fundações. Sem ele o engenheiro projetista deestruturas deverá prever, por medida de segurança, resistências do solo inferiores, aumentando consequentemente as bases das fundações. Em construções de mais de dois pavimentos o Laudo de Sondagem é indispensável.
Através de criteriosos cálculos, o dimensionamento da estrutura proporciona ganhos como: rapidez na execução da obra, economia de investimentos em materiais excedentes,facilidade de obtenção de orçamentos como ferragens e concreto usinado através da quantificação dos mesmos. Além de proporcionar segurança para operários e futuros moradores. Uma construção que não contemple um projeto estrutural poderá gerar problemas futuros, como trincas de paredes e revestimentos, limitações de cargas adicionais superdimensionamento de estrutura com a colocação de pilares em...
tracking img