Resumo do filme black

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Camões épico – Os Lusíadas
Tweetar


Importância e significado de Os Lusíadas

É um poema épico chamado de Os lusíadas, foi publicado em 1572 em que o Rei D. Sebastião protegeu, seu assuntoprincipal foi sua viajem de Vasco da Gama às Índias (1497 – 1498). Sendo o maior navegador, mais que um herói individual, mas um porta-voz e símbolo de toda nacionalidade portuguesa. Ultrapassouvários reinos como os da Ásia, África e América. Essas viagens eram muito perigosas, passavam por lugares que ninguém nunca tinha viajado, com costumes e povos diferentes; houve a exaltação do homem-herói;como estava na época antropocêntrica do Renascimento tinha o espírito heróico e conquistador.

Para escrever Os Lusíadas, Camões foi influenciado pelo clima intelectual; lia os poemas épicos daantiguidade e contou com sua experiência pessoal.
Havia uma ilha em que Vênus (uma deusa) recebe e orienta os navegantes após sua longa viagem, o nome dessa ilha é Ilha dos Amores, em que os heróismitológicos se relacionam com as ninfas, Vasco da Gama se relaciona também com Tétis e com isso essa deusa entrega ao capitão os segredos da Máquina do Mundo, profetizando assim grandes feitos lusitanos.Os Lusíadas está baseado em conquistas do homem português e renascentista, por esta causa são harmonizados em:

• Ideais renascentistas, expansão do império, junto com a ideologia medieval,feudal e conservadora, representada na severa advertência do Velho do Restelo contra os perigos do expansionismo.

• A mitologia pagã, com interferência de várias entidades mitológicas com o idealcristão de cruzada, já que Camões atribui aos descobrimentos a ampliação do mundo católico.

• O tom épico focalizado nos feitos dos navegadores, guerreiros e heróis, com o tom lírico, com a expressãocomovida do amor trágico de Inês de Castro e de suas súplicas ou do temível Adamastor que no final é considerado um pobre amante rejeitado;

• Objetividade que descreve a natureza em conhecimentos...
tracking img