Movimentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NEUDIANE THAIS CARNEIRO RODRIGUES

RESENHA ACADÊMICA:
MOVIMENTOS SOCIAIS

Resenha apresentada à professora Andrea Sousa da disciplina Sociologia para obtenção de nota referente à 2º avaliação.

São Luís
2012
MOVIMENTOS SOCIAIS

Até o início do século XX, o conceito de movimentos sociaisconsiderava apenas a organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos. Os movimentos sociais é produto de determinados contexto históricos e sociais.
As definições, embora ainda permanecessem confusas, admitindo uma relação teórica, principalmente na obra de Alain Touraine, para quem os movimentos sociais seriam o próprio objeto da Sociologia. Segundo Touraine, os novos movimentos sociaisdeixam transparecer uma nova geração de conflitos sociais e culturais; uma luta sobre as finalidades da produção cultural, educacional, de saúde e informação de massa. Por isso o forte desinteresse pelas instituições políticas e das ideias sociais. É uma luta por uma democracia interna.
Apesar do desenvolvimento que o conceito teve nos últimos anos, não há consenso ainda hoje entre os pesquisadoressobre seu significado. Outros estudiosos do tema, como Alberto Melucci, por exemplo, questionam o conceito de movimentos sociais por considerá-lo reducionista, e empregam preferencialmente o de ações coletivas.
Por outro lado, Karl Marx apontava que cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico na qual estariam em conflito as classes, terreno das relações sociais,a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.
Em modo geral, sua definição se refere à ação de um grupo de pessoas que tem por objetivo alcançar mudanças sociais, defendendo seus valores eideologias por meio de embates políticos. Esses movimentos podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade, construindo uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. 
Os atores sociais lutam em nome da coletividade a partir de conteúdos quetratam dos direitos humanos, da paz, da ecologia, de discriminações etc. No entanto, os valores defendidos são autonomia pessoal e identidade.
Portanto, além das instituições democráticas como os partidos, as eleições, a existência dos movimentos sociais é de essencial importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos demovimentos o da causa operária, o movimento negro, o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros.
 Os movimentos sociais são organizações que ordenadamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constantee em longo prazo dependendo da causa, isto é, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira ou causa.
Alguns Movimentos Sociais

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
 O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista cujo objetivo é aimplantação da reforma agrária no Brasil. Teve origem na aglutinação de movimentos que faziam oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar, principalmente na década de 1970, o qual priorizava a colonização de terras devolutas em regiões remotas, com objetivo de exportação de excedentes populacionais e integração estratégica. Contrariamente a este modelo, o MST declara buscar a...
tracking img