Projeto de mestrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO II

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EM SEMIÓTICA

“O GRAFITE COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO”
De que forma e quando o grafite passa a ser considerado mural.


Introdução

A arte possui inúmeras formas de expressão, dentre elas o Grafite, técnica de pintura em parede, praticada por pessoas em todo o mundo. Esta forma de arte, se é que podemos chamá-la assim, tornou-se ambivalente e é estaambivalência que será objeto de minha pesquisa.
O grafite é uma forma de expressão da qual os artistas se utilizam para manifestar seus conceitos sociais, assim como o “Muralismo”, movimento revolucionário que aconteceu no México após a revolução de 1910 como forma de sobrevivência, na qual o artista (grafiteiro) realiza os trabalhos de forma remunerada ou apenas como decoração de ambientes.
Pormuito tempo visto como um assunto irrelevante, mera contravenção, ou uma cultura marginal, o grafite sempre foi confundido com pichação, o que, para alguns críticos, está do outro lado da cadeia produtiva artística, experiência expressiva que tem a mesma raiz do grafite: o tag. Rearticulando outros sentidos artísticos, a pichação coloca o grafite numa posição oposta quanto aos seus processos deapreensão estética. A questão que se levanta é se o processo de consolidação do grafite como arte infere a ele um sentido ambivalente, na medida em que se torna arte de galeria, perdendo a força originária transgressora e insubmissa que marca sua existência; ao mesmo tempo, coloca em relevo as intervenções da pichação, promovendo um choque sígnico que se processa nas grandes cidades. E por essemotivo o grafiteiro é confundido com pichador e de certa forma marginalizado.
Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, e toda imagem elaborada por um grafiteiro tem um significado em que o artista aproveita os espaços públicos ou particulares, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Para entender se o grafite é arteou pichação é preciso antes analisar a definição de arte.
A expressão contida numa obra artística não é igual a um simples riso ou choro, mas sim gravada em símbolos, porque a arte é uma tentativa de descrever o sentimento, permitindo contemplá-lo, facilitando a transmissão do que não é possível dizer conceitualmente.
É essencial entender ou aceitar que a arte é a criação de forma que seoferece à percepção do mundo, de sua realidade e injustiças sociais. Então, tem como finalidade despertar sentidos, e quanto mais possibilidades de interpretação subjetiva ela provocar, mais plena será.
Se a arte nos faz pensar, o que nos chama mais a atenção: a imagem de um olho de uma criança dentro de sua pupila tentando transpassar um muro; ou o muro de uma casa com rabiscos incompreensíveis edesalinhados, sem nenhum senso estético? Simples. Em poucas linhas, conseguimos diferenciar aquilo que tem conceito e o que é desprovido dele.
A pintura primitiva pode ser considerada o início de toda e qualquer forma de “arte”. Surgiu com o homem primitivo que de certa forma pode se considerar um artista plástico, engenheiro, arquiteto ou cenógrafo. Assim como Leonardo Da Vinci, artista dorenascimento que era, além de artista plástico, cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Se pensarmos na pintura rupestre como uma semente que originou uma árvore de onde cresceram vários galhos, são nestes galhos que podemos encontrar todas as formas de artes gráficas, quadrinhos, pinturas em tela, paredes, papel, grafite, etc.
Cadatécnica de pintura tem suas características próprias. O grafite, por exemplo, é feito com tintas spray coloridas, enquanto a pintura rupestre era feita com materiais disponíveis na época, como plantas, gordura animal, ocre ferruginoso, entre outros, aplicados diretamente com os dedos.
Nas grandes cidades encontramos grupos de “grafiteiros”, pessoas que utilizam as técnicas do grafite nas ruas,...
tracking img