Adm.pdf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução: Macroeconomia é a parte da ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. Esse direcionamento fundamenta-se na idéia de que é possível explicar a operação da economia sem quehaja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam.
Microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Em outras palavras, a microeconomia ocupa-seda forma como as unidades individuais que compõem a economia — consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares etc. — agem e reagem umas sobre as outras (SANDRONI, 1999, p. 388).

AGREGADOS MACROECONÔMICOS:
O produto nacional, como destaca Vasconcellos (2005, p. 209), é dividido em dois tipos de bens: a) os chamados bens deconsumo (consumidos com um fim em si mesmos); b) os chamados bens de investimentos (não consumidos; eles fazem parte do processo produtivo e têm como objetivo aumentar a produção e a riqueza).
Assim, o investimento é uma variável de grande importância para se entender a dinâmica de uma economia. O investimento pode ser definido como o gasto em bens que objetivem aumentar a capacidade de produçãode uma economia.
O investimento é igual ao gasto realizado em bens de capital mais a variação de estoques. Vale destacar que o investimento realizado na ampliação dos chamados bens de capital é comumente conhecido por formação bruta de capital fixo (FBKF).
I = Ibk + rE
Onde:
I = investimento
Ibk = gasto de bens de capital
rE = variação de estoques152

Chamamos atenção, também, para o conceito dedepreciação, que pode ser definido como o gasto a que está submetido o capital físico em função de sua utilização ou manutenção. Além disso, um bem de capital sofre desgaste natural em sua composição física com o passar do tempo, e isso implica custo (custo de depreciação) ou investimento (investimento de reposição).
Por exemplo: um táxi é o bem de capital de um taxista.
Caso o taxista o utilizepor todo um ano, ele terá o custo de manutenção das boas condições físicas desse bem resultante de sua depreciação. Mas, preste atenção: mesmo que ele resolva não trabalhar com o táxi, ou seja, mantê-lo parado, ele terá que arcar com diversos custos, pois, mesmo inativo, seu bem de capital sofre depreciação.
Com esses três conceitos, é possível derivar outros conhecidos agregadosmacroeconômicos, como produto nacional bruto, produto nacional líquido e produto interno bruto.

Outros agregados macroeconômicos: Produto Nacional Bruto, Produto Nacional Líquido e
Produto Interno Bruto:
O Produto Nacional Bruto (PNB) é o total de bens e serviços finais produzidos por uma economia, contando os bens e serviços produzidos para a reposição ou manutenção do capital, ou seja, a depreciação. O PNBcontabiliza a riqueza gerada pelos agentes econômicos nacionais que estejam ou não operando dentro dos limites territoriais nacionais. Assim, no cálculo do PNB estão inclusos os bens e serviços dos agentes econômicos nacionais que estão operando no território nacional, bem como os bens e serviços dos agentes econômicos nacionais que estejam operando no exterior.
O PNB inclui a riqueza dosagentes econômicos nacionais que atuam em mercado doméstico e a riqueza enviada do exterior por aqueles que atuam em mercado externo.
O Produto Nacional Líquido (PNL), por sua vez, é o total de bens e serviços finais produzidos por uma economia menos o valor referente aos bens e serviços produzidos para a reposição
ou manutenção do capital.
Então: PNL = PNB – depreciação
PNB = PNL +...
tracking img