Nutriword

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dieta das Cores
Saúde & Qualidade de Vida - Saúde & Nutrição
Desde a época de nossas avós aprendemos que antes de tudo “comemos com os olhos”.
Um prato colorido, além de nos induzir ao prazer de comer, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes.
1) Como podemos tirar proveito das cores dos alimentos para enriquecer a alimentação? É verdade que quanto mais colorido o prato, maisnutritivo?
A cor dos alimentos é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto desaciedade, evitando ataques por impulso. Variedade é a palavra chave! Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores.
2) Há estudos desenvolvidos sobre o assunto?
Não exatamente sobre a dieta das cores, mas muitos estudos relacionam uma dieta variada com a boa saúde. Já foram realizados estudos que comprovam que quando ocorre a ingestão apenas dealimentos de uma cor, as chances de ficarmos doentes são maiores. Outros que associam alguns tipos de tumores às dietas, indicando a proteção contra diversos tipos de cânceres através do consumo de certos alimentos tidos como antioxidantes, que protegem levemente a lesão celular, que pode evoluir para neoplasias (que são os cânceres).
3) Além da atratividade, quais são as outras vantagens dessa divisão?Uma refeição colorida pode ser mais do que atraente. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais coloridas forem as refeições, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. É claro que não existe uma regra, mas na maioria das vezes funciona desta maneira. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, porexemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes.
5) Em quantos grupos de cores os alimentos podem ser divididos?
Podem ser divididos em 6 grupos, sendo estes: Amarelo, Branco, Verde, Vermelho, Preto ou Roxo e Marrom.
6) Quais são os principais alimentos decada grupo?
Amarelo-alaranjando
Abóbora, damasco, cenoura, mamão, manga, milho.
Verde 
Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.
Vermelho 
Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.Preto ou Roxo 
Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.
Marrom / bege
Arroz integral, aveia integral, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, pão integral, soja, tamarindo, trigo.
7) Quais são as principais características de cada grupo de cores? Que tipo de nutrientes eles contêm e quais os benefícios que oferecem ao organismo humano?8) A que substância eles devem a coloração? Sabe-se que a cenoura, por exemplo, é laranja devido ao betacaroteno. Todos os outros alimentos do grupo dela possuem betacaroteno? E nos outros grupos, o que faz com que tenham aquela cor? 9) Para que serve esta substância?
Amarelo-alaranjando
O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para amanutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras.
Verde
O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um possível energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar...
tracking img