Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reposição de Perdas de Aprendizagem em Leitura e Escrita Utilizando Literatura de Cordel
Projeto para os educadores que queiram aproveitá-lo em sua árdua tarefa de formar cidadãos conscientes de sua cultura.

1. TÍTULO:
REPOSIÇÃO DE PERDAS DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA UTILIZANDO LITERATURA DE CORDEL.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS
CLIENTELA: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamentalcom dificuldade em leitura e escrita.
1. INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA
A razão do projeto “Reposição de Percas de Aprendizagem em Leitura e Escrita utilizando Literatura de Cordel” é criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência deleitura e escrita de cordéis.

Este projeto possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc.

Consequentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textosutilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc.

Será de fundamental importância trabalhar este projeto, porque irá proporcionar aos educandos uma imersão no mundo da cultura popular, leitura e escrita de cordéis, oferecendo condições para que ela se torne efetivamente umlaboratório de teoria e prática, utilizando sempre de inovações na forma de apresentar as produções. Para isso utilizar-se-á de apresentações orais, dramatizações, danças, saraus poéticos, declamações de poesias, realização de cantorias, enfim, com muito dinamismo e criatividade, sem perder de vista o objetivo principal que é superar as dificuldades na leitura e na escrita.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVOGERAL

Ampliar o conhecimento dos educandos quanto a leitura e a escrita explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS

1 Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
2 Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura.
3 Mostrar o valor cultural existentes na literatura de cordel.
4 Valorizar a cultura popular e suas diferentesmanifestações existentes na comunidade e na própria escola (alunos, professores, núcleo gestor).
5 Divulgar, na escola, obras dos grandes escritores da literatura de cordel, tais como: Patativa do Assaré, Leandro Gomes de Barros, Alberto Porfírio, Cego Aderaldo, Arievaldo Viana, etc.
6 Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual.
7 Contribuir para odesenvolvimento da oralidade dos educandos.
8 Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
9 Produzir livretos, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.

3.0 - METODOLOGIA

O projeto “Reposição de Percas de Aprendizagem em Leitura e Escrita utilizando Literatura de Cordel” mobiliza alunos do Ensino Fundamental, professores, núcleogestor e comunidade em torno da escola.

Inicialmente de um mini-seminário, os alunos refletirão sobre o que é cultura, fazendo comparações entre a cultura erudita e a cultura popular, para reconhecerem a literatura de cordel como um exemplo cultura popular.

Em seguida serão realizadas oficinas de leitura de cordéis para os alunos irem conhecendo diferentes obras e estilos utilizados naliteratura de cordel. Para isso serão utilizadas várias dinâmicas de leitura, como: leitura silenciosa, leitura compartilhada, leitura em forma de jogral, leitura dramatizada, declamação de poesias, etc.

Posteriormente serão realizadas oficinas de produções de textos com uma introdução às regras da literatura de cordel: versos, estrofes, rimas e métrica. A partir daí os alunos produzirão seus...
tracking img