Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE LEITURA



INTRODUÇÃO

Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a idéia de atividade mecânica de decodificação dos signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto, seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como Processo e não produto, já que é construído na interação.
Além do mais, a leitura é uma forma depercepção, posto que ela não se reduz ao texto, mas também à realidade, ao mundo que nos rodeia, que é, inclusive, objeto de nossas primeiras leituras, como assegura Paulo Freire (1987).
Quando nos referimos à leitura de textos, é importante sabermos que só há atribuição de significados quando o leitor associa ao conhecimento de mundo um conhecimento lingüístico. É o que se chama de interaçãode diferentes níveis de conhecimento. Ao se apropriar desses saberes, o leitor ficará apto à leitura e, conseqüentemente, terá mais chances de alcançar o conhecimento.
Desse modo, quando mais conhecimento de mundo e mais conhecimento da língua alguém possua, mas apto estará para ler.
O projeto que se propõe está voltado para a leitura enquanto instrumento para alfabetização. Aidéia principal é desenvolver metodologias em que a leitura seja o meio principal de acesso ao conhecimento, aqui também entendido como alfabetização.
Para isso, o que se pretende de modo lúdico e criativo aplicar estratégias que visem desenvolver as competências leitoras nos alunos.


JUSTIFICATIVA

A prática escolar tem-nos comprovado que sem leitura torna-se quaseimpossível ao aluno o prosseguimento nos estudos como rege a LDB 9.394/96, art. 35, dentre outras finalidades que ali se propõe.
O relativo número de alunos que evadem de nossa escola, que reprovam, bem como o baixo índice do IDEB nos inquietou, levando-nos a questionar nossas práticas e a rever nosso papel social na escola. Levando em conta o já citado, constatou-se que uma das causasque mais contribuem para tal era a dificuldade de leitura entre os alunos, ou seja, a falta de apropriação do sistema de escrita alfabética.
Dentre os vários aspectos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem e o acompanhamento aos diferentes ritmos de aprendizagem, bem como, a intervenção





qualitativa ao longo desse desenvolvimento é sem dúvida, um diferencialimportante quando se busca uma educação de qualidade; levando-se em consideração o respeito às diferenças de cada um.
Nessa perspectiva é que destacamos a importância do atendimento aos estudantes que ainda não alcançaram as competências desejadas no processo de aprendizagem. Dando ênfase à leitura e escrita como principio para uma melhor visão e interpretação social tendo em vista o uso dalíngua em diversos conceitos percebendo-os e reconhecendo-os possibilitando-lhes a construção essencial do exercício de sua autonomia cidadã.
O aluno que saber ler tem chances enormes de transitar por qualquer área do conhecimento sem maiores dificuldades: será capaz de Interpretar problemas matemáticos; associar conhecimentos históricos,entender os fenômenos das ciências naturais e a partirdo que ler construir seus próprios conceitos; produzir textos com mais facilidade, posto que será capaz de organizar de forma lógica o que aprende.
Tornando-se ando-se um bom leitor, o aluno terá mais acesso às informações, podendo exercer de fato sua cidadania.
Neste sentido, priorizar o atendimento com base no letramento, a fim de estabelecer relaçõesentre os sentidos dos textos e o mundo a nossa volta criando identidades culturais fortalecidas e um espaço de reflexão e formação de alunos leitores e produtores de texto. Ocupando assim, seu lugar em um mundo diverso e dinâmico em um constante processo de mudanças e de conhecimentos novos e aprimorados a cada momento.
Dos pressupostos é que se justifica a implantação e execução deste...
tracking img