Projeto de Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Colégio Estadual Cristina Batista preocupado com o desempenho de seus alunos, realizou um diagnóstico em que foram constatados vários problemas no processo de aprendizagem dos mesmos, sendo que o fator preponderante foi a dificuldade na leitura e na escrita. Como ponto de partida sugeriu-se a elaboração e aplicação do projeto “Do mundo da leitura para a leitura da copa do mundo”que tem como finalidade superar esses entraves e propiciar a descoberta do conhecimento, a criatividade e a expressividade, viabilizando o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinando-os a analisá-los, sistematizá-los, produzi-los e a interpretá-los.
Considerando em termos gerais, essa perspectiva pedagógica buscará responder a crise da leitura dando ênfase aodomínio oral e escrito da língua e não ao domínio de um saber gramatical encerrado em si mesmo. Inova também ao propor o nível de reflexão que parte do intuitivo ao mais sistemático – sobre a organização estrutural da língua e sobre seu funcionamento social.
Torna-se importante relembrar que esta proposta pedagógica privilegiará a liberdade de expressão, de opinião, o respeito aos sentimentos, àsemoções, às diferenças e vivências de cada um.
Diante disso, nossa principal meta, em consonância com os PCN’s é:
“formar um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos, que saiba que vários sentidos, podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar evalidar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos” (pág. 54).

A essa luz, pretende-se trabalhar com multiplicidade de textos que envolvam diferentes respostas ao “por que” e “para quê” a prática de leitura se faz tão necessária.
Assim sendo, o projeto será aplicado no ensino fundamental do 6º ao 8º ano, abrangendo alunos do turno matutino. Ressaltamos ainda, os alunos quecontemplam o projeto são selecionados pelos professores e direção do Colégio através de uma avaliação diagnóstica, a qual será elaborada por essa equipe, baseada em critérios que supostamente podem detectar as dificuldades mais comuns no que diz respeito às habilidades e competências inerentes a leitura e a escrita, como por exemplo:
Ler com fluência, boa dicção e entonação;
Ler e atribuirsignificado a diferentes tipos de enunciados;
Transmitir com exatidão o que leu;
Produzir textos com coerência, apresentando caligrafia legível e ortografia “correta”, consciente de que se escreve para que alguém leia e possa compreender o discurso propriamente registrado;
Expressar-se oralmente com eficiência e de forma adequada mediante diferentes situações comunicativas.
Os planos de aula destinadosàs ações partem de atividades de leitura e compreensão de textos e imagens, estudo da linguagem e dos recursos expressivos de textos, produção textual, reflexão sobre a língua e a ortografia.
Por fim, em cada estratégia aplicada deverá dá maior atenção a três ações que consideramos fundamentais para a marca do ser humano: ler o mundo, entender o que foi lido e, na elaboração do conhecimento, criarum novo ponto de vista.











1- Tema
DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DA COPA DO MUNDO

2- Problema
O futebol caracteriza-se como uma das práticas esportivas mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, pois revela uma grande rede intricada de significações. O futebol quando competitivo, ou seja, profissional, visa à promoção de umcampeão e, como conseqüência, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar possui características peculiares, sendo também marcado por tensões, competições, exclusões, inclusões etc.
Portanto, diante dessa realidade, como os professores, através do futebol, podem aperfeiçoar o seu processo de ensino/aprendizagem, incentivando os seus alunos a leitura e a escrita? Como os...