Projeto de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
ADRIANA ALVES














PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEITURA E ESCRITA














Feira de Santana
Setembro/ 2011
ADRIANA ALVES















PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEITURA E ESCRITA




Projeto apresentado à disciplina deEstágio I,
Orientado pela professora Leomárcia Caffé de
Oliveira Uzêda no curso de Licenciatura em
Pedagogia .








Feira de Santana
Setembro/ 2011

SUMÁRIOAPRESENTAÇÃO........................................................................................................ 4
JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE ESTÁGIO..................................................... 5
IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR E TEMA........................................ 7
OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO....................................................................... 7JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEITURA E ESCRITA.............................. 10
CONTEÚDOS.............................................................................................................. 11
FUNDAMENTAÇÃO ............................................................................................ 12METODOLOGIA........................................................................................................... 14

REFERENCIAS........................................................................................................ 18
































APRESENTAÇÃO


As práticas de leitura e escrita geralmente são desenvolvidas nas salas de aula de forma fragmentada e descontextualizada da realidade social, encarado como algomeramente artificial, não atribuindo as mesmas um sentido, uma função social.
Os professores passam a enfrentar dificuldades em orientar-se e assim alcançar bons resultados significativos nos seus trabalhos.
Buscando rever essa postura, esse projeto propõe um trabalho de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa, em uma classe de 17 alunos de 4 série da Escola Azul e Rosa, mediada pelaprofessora e aluna do curso de Pedagogia das séries iniciais, no qual os mesmos tinham a oportunidade de compartilhar conhecimento, tiverem experiências e aguçaram o prazer de participar.
Esse projeto apresenta algumas considerações teóricas e metodológicas que auxiliaram no desenvolvimento de atividades de leitura e escrita que visam possibilitar a construção de textos coesos e coerentes,considerando o leitor e o objeto e o considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa.
A partir dessas produções será construída uma coletânea que será apresentada numa tarde de autógrafos, que será realizado na escola.
Projeto esse que terá a duração de quarenta e cinco dias, apresentando à disciplina, EstágioSupervisionado I, orientado pela professora Leomárcia Caffé de Oliveira Uzêda.
Desta forma trabalhar com projetos didáticos como forma de possibilitar estratégias de aprendizagem que se constitui num momento importante, pois temos a oportunidade de refletir sobre a própria prática .










JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE ESTÁGIO



A educação tem passado por constantes mudançasprincipalmente, nas concepções de ensino e aprendizagem. A prática de ensinar tem tido como ponto de partida “ o principio que o aluno é o sujeito da aprendizagem que acontece, é ele quem realiza, na interação com objeto da aprendizagem, a atividade estruturadora da qual resulta o conhecimento. (ANTUNES,2003,p.43)
Este trabalho tem como finalidade rever a prática pedagógica dentro do contexto escolar...
tracking img