Trabalho de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Elena Guilhermina
Aluno: José Firmino dos Santos
Série: 6ª B
Turno: Matutino
Professora: Zuleica

Paisagem e as Relações entre os Seres e os Elementos

Paisagem, em sentidogeral, é toda porção de terreno contemplada de uma perspectiva natural ou estética. Para a ciência geográfica, porém, o termo tem significação específica e refere-se ao próprio objeto da geografia.Nesse sentido científico, paisagem é o resultado da combinação, num dado território, dos elementos físicos, biológicos e humanos que constituem sua unidade orgânica e se encontram estreitamenterelacionados. Para muitos autores, o objeto da ciência geográfica é o estudo das paisagens terrestres em sua estrutura, gênese e função. A geografia geral estuda e classifica os diversos tipos de paisagem dasuperfície terrestre.
 O conceito geográfico de região refere-se a territórios vinculados segundo razões econômicas e políticas de caráter funcional, enquanto a paisagem constitui um espaçoterritorial caracterizado por seus elementos externos ou formais. Numa mesma região se podem achar várias paisagens (marítimas e naturais, agrícolas, industriais etc.). 
No desenvolvimento da ciênciageográfica, o conceito de paisagem teve importância fundamental na delimitação do campo de estudo. Na antiguidade, a relação entre os elementos físicos e humanos da paisagem foi estabelecida pela primeira veznos tratados de Estrabão e dos geógrafos da escola de Alexandria. Na época dos grandes descobrimentos e da expansão européia, o progresso das ciências naturais contribuiu para a descrição minuciosa deaspectos físicos do ambiente. 
No começo do século XIX, Alexander von Humboldt definiu paisagem em sentido ainda estritamente natural, e Carl Ritter descobriu a inter-relação entre a atividade dohomem e o meio natural, o que deu origem à geografia humana. A escola alemã desenvolveu uma concepção determinista da geografia, pela qual o meio condicionaria rigidamente a atividade e a cultura...
tracking img