Projeto de infaestrutura de rede computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Computação nas Nuvens

Introdução Muito tem-se comentado nos últimos tempos sobre um termo que não é ass tão se assim novo no mundo da informática, mas que anda ganhando força nos últimos dias: Compu informática, Computação nas Nuvens. Mas o que seria essa tal Computação nas Nuvens? Com este artigo, pretendemos explicar a tecnologia, dar exemplos de sistemas operacionais concebidos para nuvemos , ebidos nuvem, termos usados e tentar de uma forma ou de outra ajudar os leitores a aprofundarem mais seus conhecimentos nesta tecnologia ou permitir a pessoa que esta tendo um primeiro que contato, possa tê-lo de uma forma sutil permitindo assim o fácil acesso a essa “moda”que veio literalmente para ficar.

Afinal, o que é Computação nas Nuvens? “ A computação em nuvem é mais ou menos o quesua mãe faz com as roupas sujas que você deixou espalhadas no chão do quarto e, dias depois, como que por encanto, encontra no armário limpas, passadas, cheirosas e cuidadosamente dobradas nas gavetas certas, sem que sadas, você tenha ideia de como isso aconteceu." – Revista Veja Edição 2125 – 08/2009 O termo computação nas nuvens vem do inglês cloud computing e refere-se basicamente aocompartilhamento de recursos de hardware e software no am amento ambiente da internet. Imagine vários computadores ligados em qualquer lugar do mundo e trabalhando como se fossem um. A nuvem, é a internet, ou seja, tudo que está fora da nossa rede local internet, local. Com o advento da computação nas nuvens, permitiu se ao usuário final acessar seu sistema permitiu-se operacional ou seus documentos emqualquer tempo e lugar sem a necessidade de se insta instalar programas, bastando para isso ter um computador conectado a internet. As corporações , também estão excitadas com esta tecnologia, pois perm permitirá a elas, deslocar seus sistemas , críticos para um ambiente externo, onde supõe se que haja mais segurança e melhor íticos supõe-se desempenho para rodar as aplicaçõ de missão crítica comoERP, Correio Eletrônico e Backup aplicações por exemplo.

Visão gráfica da computação nas nuvens

Gigantes do setor da tecnologia como Google e IBM tem investido pesado neste novo conceito. O Google, por exemplo, está prestes a lançar no mercado seu sistema operacional, o ChromeOS que permitirá trabalhar exclusivamente com aplicações na web. Pelos lados da IBM, as empresas que quiserem, já podemcolocar o seu correio eletrônico na nuvem, o software é baseado na plataforma de colaboração Lotus Notes. As corporações já estudam as vantagens e desvantagens deste modelo para num futuro bem próximo poderem adotar esta tecnologia que já não é mais uma tendência e sim uma realidade. Os usuários domésticos, aos poucos também estarão aderindo esta tecnologia, uns mais rapidamente outros nem tanto,talvez por curiosidade, necessidade ou até mesmo “pressão” das empresas de software e hardware para mudança de plataforma. Não devemos pensar em computação nas nuvens somente como um “bando” de servidores com um alto poder de processamento funcionando em conjunto. Sim, começa-se por aí, porém existe muita coisa a mais. Primeiro não necessariamente devem existir vários servidores com alto poder deprocessamento, podem ter também várias máquinas menos poderosas, mas que trabalhando em conjunto podem fazer verdadeiros milagres. Aquelas máquinas que antigamente ficavam lá no depósito ou até mesmo no quartinho destinado as “tranqueiras” domésticas, poderão novamente ser levadas a vida para serem usadas em conjunto com outros equipamentos. Como nem tudo nesta tecnologia está ligada aoprocessamento e armazenamento, mas também a disponibilidade do serviço, também se faz necessário a existência por trás de tudo isso de uma grande estrutura de gerenciamento e monitoramento de hardware, software e rede, pois o fluxo de dados envolvendo estes equipamentos é enorme.

Prós e Contras da Computação nas Nuvens • Prós: o o o o o •

Melhor utilização dos recursos tecnológicos; Redução com...
tracking img