Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A tecnologia Voip possibilita falar de graça 24hs por dia, 7 dias por semana com outra linha voip.
Voip é a abreviação de voz sobre o protocolo da Internet (protocolo Ip). O conceito é bem simples. A voz, através de equipamentos e softwares específicos, é transformada em pacotes de dados e, em vez de seguir por ramais telefônicos, se vale das infra-estruturas existentes de banda larga, antesusadas apenas para finalidades como e-mail ou acesso à internet. Transmitidas por esses canais, essas ligações são reconvertidas em voz quando chegam ao seu destino, ou seja, as empresas podem usar a web como um substituto das ligações de longa distância – interurbanas e até mesmo internacionais – aumentando o aproveitamento da infra-estrutura de acesso rápido que já têm.
É claro que esse tipo detecnologia não substitui a telefonia convencional, pois as ligações locais ainda dependem de telefones e centrais PABX comuns. Mas, se o caso é interligar diversas filiais de uma empresa com escritórios espalhados pelo Brasil ou em outros países, a coisa muda de figura. Não é por acaso que sua adoção está em franco crescimento no Brasil.
Cortar despesas com telefonia é uma opção atraente paraqualquer empresa, mas a tecnologia de voip ainda abre outras possibilidades. Uma delas é o gerenciamento: transformados em dados, é muito mais fácil dispor de relatórios informando a duração e o tipo de ligações, permitindo um controle mais eficiente por parte dos administradores. Há também a integração de voz e dados em um único canal, que pode fazer com que cada telefonema carregue uma série deinformações. Em uma central de atendimento ou call-center com telefonia convencional, os atendentes precisam dispor de um computador e um telefone integrado à central, devendo haver um casamento muito eficiente entre os dois sistemas. Com a Voip, essa integração é natural e as empresas podem ganhar mais agilidade.
Outra vantagem das soluções de Voip é que o ramal pode seguir o usuário. Como cadatelefone tem um endereço específico, da mesma forma que um PC numa rede de computadores, a pessoa pode receber suas chamadas em qualquer escritório da empresa ou em qualquer lugar do mundo. Existem companhias que adotam os softphones, programas de computador que são instalados em laptops e que, através de conexão banda larga, ligam o profissional aos ramais da empresa a partir de qualquer lugar doBrasil ou do mundo.
Empresas que fornecem o serviço de Voip são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos Voip. Existe barateamento de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente no qual os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que podetransportar dados Voip sem custo adicional. Chamadas de Voip para Voip no geral são gratuitas, enquanto chamadas Voip para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador Voip.
Considera-se a telefonia IP a agregação do Voip com outros serviços agregados para a telefonia


Como Funciona?

Na figura a seguir temos um exemplo básico de conexão de um telefone IP a um Provedor de Serviços deTelefonia IP (ITSP) que permite fazer ligações de Telefone IP para Telefone IP ou para qualquer telefone fixo ou celular no mundo.


Cada unidade da sua empresa é identificada com um ramal de longa distância que integra as centrais telefônicas. De qualquer telefone convencional, é possível digitar esse ramal seguido do ramal da unidade de destino. A ligação é então criptografada e completada,pela internet, sem utilizar o serviço público de telefonia.
A larga implantação desses serviços, claro, é uma dor de cabeça para as operadoras de telefonia, que vêem suas redes de dados de alta velocidade sendo usadas para canibalizar as receitas de longa distância. O irônico é que as próprias operadoras se valem de canais de Voip para baratear seus custos internos em ligações internacionais, ou...
tracking img