Brasil x nafta desafios e ajustes comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRASIL X NAFTA
DESAFIOS E AJUSTES COMERCIAIS
INTRODUÇÃO

A economia mundial vem sofrendo acentuadas e persistentes mudanças que fazem parte da construção de uma nova economia internacional caracterizada por uma maior abertura econômica e comercial, pela intensificação dos fluxos de bens e serviço de capitais e trabalho, e principalmente pela intensificação de integração regional.

Nesteprocesso, a América Latina, cujos países possuem perfis econômicos similares, embora alguns possam ser considerados países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, todos fazem parte de um bloco de países do terceiro mundo.

A questão comum, que envolve o Brasil e a seus vizinhos, se refere a adoção de políticas econômicas neoliberais.
Para se compreender melhor vamos verificar vantagens edesvantagens desses mercados internacionais através dos blocos econômicos NAFTA e ALÇA, para o Brasil.

NEOLIBERALISMO

O neoliberalismo, em sentido amplo, é a retomada dos valores e ideais do liberalismo político e econômico que nasceu do pensamento iluminista e dos avanços da economia decorrentes da revolução industrial do final do século XVIII, com a adequação necessária à realidade política,econômica e social de cada nação em que se manifesta. Em sentido mais estrito designa as democracias capitalistas contemporâneas, as posições pragmáticas e ideologicamente pouco definidas dos defensores da política do "estado mínimo", que deve interferir o menos possível na liberdade individual e nas atividades econômicas da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, manter, ampliar e tornar maisracional e eficiente o estado de bem-estar social.

BLOCO ECONÔMICO

Para podermos entender os efeitos do NAFTA precisamos saber de que se trata um Bloco Econômico, bem como o que é a Balança Comercial de um país:
BLOCO ECONÔMICO é a reunião de países com interesses comuns para a geração de sinergia econômica. Os principais blocos econômicos são formados pela proximidade territorial.
Um blocoeconômico é excludente, no sentido que só leva em consideração os interesses de seus membros. Quando a sinergia criada pela formação de um Bloco Econômico se dá em detrimento dos países não participantes, ocorre um fenômeno chamado Destruição do Comércio e no caso de gerar um aumento na eficiência geral da economia mundial, verifica-se uma Criação de Comércio.
Ao analisar os efeitos de um blocoeconômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os EstadosUnidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores
BALANÇA COMERCIAL é a diferença entre as Exportações e Importações registradas no Balanço dePagamentos de um país, valores a preços de embarque, ou seja, não incluem pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas de embarque.

Balanço de pagamentos (BP) - saldo

O Balanço de Pagamentos registra todas as transações de caráter econômico-financeiro realizadas por residentes de um país com residentes dos demais países. Seu saldo é o resultado da soma das contas Transações Correntes e deCapital.

NAFTA

Trata – se de um bloco econômico, cuja sigla de North American Free Trade Agreement, “ significa Acordo Norte-Americano de Livre Comércio”.

FUNDAÇÃO

As negociações foram concluídas em dezembro de 1992.
O Nafta passou a vingar de fato em janeiro de 1994.

PAÍSES MEMBROS

•Canadá
•Estados Unidos
•México

PROPOSTA PRINCIPAL

O acordo prevê a...
tracking img