Projeto de incentivo a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Uniseb Interativo
Pedagogia




Estudos Dirigidos
Atividade Avaliativa lI
23/09/2012



Projeto de Incentivo à Leitura




Docente: Profª Alessandra Favero
Aluna (o): Vinícius de Oliveira Souza
Cód.: 187437







São José do Rio Preto / SP
2012

Projeto Cultura Viva

1-Objetivos:

1.1-Gerais:

Entendendo o espaço escolar público como palcoda popularização do acesso à cultura e fórum privilegiado para distribuição e transformação do conhecimento sistematizado pela humanidade nas diferentes áreas científicas, são objetivos gerais desta iniciativa:
- Construir processos de nivelamento social através da apropriação dos mecanismos de produção científica e cultural.
- Capacitar graduandos em pedagogia em projetos de incentivo àleitura.

1.2-Específicos:

A aquisição do hábito da leitura é imprescindível como base para as transformações sociais e culturais, tanto individuais como coletivas. Para isso, deve-se:
- Aumentar o número de livros lidos anualmente por estudantes, pais, professores e funcionários.
- Diminuir gradativamente o número de analfabetos funcionais na comunidade escolar.
-Garantir que futurosprofessores e\ou pedagogos estejam inseridos nos processos de educação pública.

2-Público Alvo:

O dialogo dos integrantes do projeto deve articular todas as instituições de ensino da comunidade do bairro Residencial São José do Rio Preto I, visando atender crianças do ensino infantil, passando pelos ensinos fundamental e médio, até o ensino de jovens e adultos.
Porém, qualquer iniciativa como estaprecisa compreender a escola como espaço comunitário, que deve abrigar pais e demais moradores na expectativa de inserir o hábito da leitura nas casas dos estudantes.
Como local de trabalho, a escola deve incentivar seus diversos colaboradores (professores, bibliotecários, coordenadores pedagógicos, funcionários administrativos, da limpeza, da cozinha e da direção) a apreciarem momentos diários deleitura e discussão.

3-Colaboradores:

Para o bom desenvolvimento desta iniciativa, é necessária participação da comunidade acadêmica, dos diferentes agentes da comunidade escolar, do poder público e da sociedade civil.
Aos professores e demais funcionários das escolas cabem à participação nos processos de capacitação do projeto e na multiplicação do conteúdo do “Cultura Viva”, assim comoadequação do espaço escolar a fim de facilitar o acesso ao arquivo literário.
A comunidade acadêmica, representada pelos estudantes de 2º, 3º e 4º ano do curso de pedagogia, é protagonista desta iniciativa quando estende seus momentos de estagio supervisionado ao caminho da diminuição das mazelas sociais, e obtém na contrapartida oportunidades impares de subsidiar a formação de seus estudantes.Dessa forma, os estagiários de pedagogia devem construir mecanismos para a capacitação em incentivo à leitura para agentes escolares e sociais, devem integrar o corpo multiplicador do projeto atuando no diálogo com o público alvo da iniciativa e devem organizar o comitê de avaliação.
O poder público, por sua vez, deve investir no material humano e pedagógico necessário e integrar o comitê deavaliação.
Sob a responsabilidade da sociedade civil estarão a fiscalização e divulgação do projeto.

4-Conteúdo:

O projeto “Cultura Viva” pretende familiarizar toda a comunidade escolar com a leitura dos mais diversos produtos culturais (livros, revistas, jornais, sites e blogs). Nesta iniciativa criaremos momentos semanais de leitura dos estudantes, professores, funcionários e pais, visando àintegração da comunidade e elevação do nível de compreensão de crianças e adultos.
Acreditamos que alterando a disposição dos livros no espaço escolar e incluindo momentos de leitura e discussão na grade escolar, ou ainda abrindo escolas nos finais de semana incentivaremos a aquisição do hábito da leitura e por consequência o aumento do nível de compreensão desses pais, estudantes e professores...
tracking img