Ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são as IRFS, como surgiram e quais foram os motivos do surgimento.


As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standars Board).
O objetivo principaldessas demonstrações financeiras em IFRS é dar informações sobre a posição financeira, as mudanças nessa posição e os resultados de determinada entidade, que sejam úteis aos investidores, governos, instituições financeiras no momento da tomada de decisão.
As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Européia a partir do final de 2005 com o objetivo de harmonizar as demonstraçõesfinanceiras consolidadas. Como o resultado foi além do esperado, a medida foi aceita pela comunidade financeira. E atualmente, diversos países têm intensificado o trabalho para a convergência das normas contábeis, inclusive no Brasil, que inicia o processo a partir de 2010.
As empresas brasileiras serão obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a publicar suas demonstrações financeirasconsolidadas seguindo o padrão internacional, que reforça a busca pela transparência e o melhor entendimento das informações dadas por investidores de todo o mundo. E para isso, as empresas terão que seguir rígido processo de adequação.

Quais os principais paises que integram o comitê?

Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Reino Unido e Irlanda, Brasil, EUA.


Porque osmodelos das IFRS não foram baseadas nas US GAAP

A IFRS é baseada em princípios e o US GAAP é baseada em regras. O GAAP foi escrito para o mercado interno americano e foi influenciado pelo Congresso dos Estados Unidos e pelas opiniões internas do Pais. O Comitê precisava de algo muito mais amplo.
Os US GAAP estão sofrendo mudança conceitual a partir das duas bandeiras prioritárias do FASB:redução da complexidade e migração do modelo baseado em regras para um mais baseado em princípios.
Como declarou Robert Herz, chairman do FASB, o sistema enfrenta desafios, entre eles a necessidade de reduzir a complexidade e aperfeiçoar a transparência e a utilidade das informações fornecidas aos investidores. Michael Cook, chairman e CEO emérito da Deloitte, foi mais longe: considerou asdemonstrações financeiras atuais “quase completamente irrelevantes” para a análise financeira. Para torná-las mais relevantes e úteis, a atual administração do FASB persegue dois objetivos: primeiro, reduzir a complexidade das normas e, segundo, migrar o modelo tradicional ( baseado em regras ), para um sistema mais baseado em princípios, que dá aos usuários das informações financeiras um retrato maisclaro do estado econômico da companhia. Nesse sentido, procura adotar contabilidade pelo valor justo – fair-value accounting –, ou seja, ativos e passivos marcados a mercado em vez de registrados pelo custo histórico, entre outras providências.
São verdadeiras mudanças culturais, profundas, sobre conceitos que estão na base das diferenças entre US GAAP e IFRS. Em sua justificativa, o board do FASBafirma que a forma está superando a essência e os objetivos das informações, e que a complexidade está escondendo a transparência.

Os Impactos na contabilidade brasileira com a adoção das IFRS.

A mudança de uma contabilidade baseada em regras (rules) para uma contabilidade baseada em princípios (principles) aumentou o grau de julgamento exigido pelos responsáveis pela elaboração dasdemonstrações contábeis. Consequentemente, tais profissionais possuem, a partir de agora, grande responsabilidade na seleção e aplicação das premissas e estimativas contábeis. Do mesmo modo, a exigência de divulgação completa e adequada das políticas e estimativas consideradas críticas tende a ser uma informação extremamente importante para os usuários das demonstrações. Nesse contexto, a subjetividade...
tracking img