Projeto incentivo a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de incentivo a leitura
“Um pais se faz com homens e livros”
Monteiro Lobato

2- Justificativa:

A leitura é um ato que, depende de estimulo e motivação. A pratica da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento. Por isso é fundamental o incentivo a leitura desde a primeira infância, visto que é nos primeiros anos de vida que se deve incentivar a paixão pelos.Crianças pequenas adoram ouvir historias, ainda mais se elas forem contadas de forma animada e divertida.
Com os livros as crianças desenvolvem o vocabulário, aprendem e escrever melhor, trabalha a criatividade e a imaginação. Alem disso a leitura de historias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização da escrita. Sabe-se que os professores são os princípios agentesna promoção dessas pratica, e a escola o principal espaço para isso.

3- Objetivos:

* Desenvolver atividades de incentivo a leitura.
* Construir o habito de ouvir historias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de história.
* Estimular a imaginação e a criatividade através das histórias literárias infantis.
* Ampliar o repertório de histórias que ascrianças conhecem.
* Diserficar os meios de incentivo á leitura, utilizando jogos, rodas de leituras contação de histórias.

4- Referencias bibliográficos:

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. Compêndio de literatura infantil: para 3°
ano normal. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.


5- Desenvolvimentos metodológicos:

Reconhecer a importância da leitura infantil éincentivar a formação do habito da leitura na idade em que todos os hábitos se formam isto é na infância. Neste sentido a leitura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação emoções e sentimento de forma prazerosa e significativa.
Nas paginas de um livro a criança desenvolve muito mais do que um mundo de imaginação é nos primeiros anos de vida que a leitura se torne uma ótimamaneira de trabalhar vocabulário, imaginação, criatividade, escrita e sensibilidade.
Segundo Barbara Vasconcelos (pg172) “a leitura infantil é ao mesmo tempo recreação e terapia suporte de cultura e o mais importante elemento de comunicação, mas sobre tudo um instrumento de dialogo entre as crianças e o adulto.”
A leitura infantil é um instrumento motivador e desafiador ela é capaz de transformaro individuo em um sujeito ativo responsável pela sua aprendizagem que sabe compreender o contexto em que vive e modifica- lo de acordo com sua necessidade.
Durante o seu desenvolvimento a criança passa por estágios psicológicos que precisam ser observadas e respeitadas no momento da escolha de livros para ela. Existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico dacriança: o pré- leitor, o leitor iniciante, o leitor-em-processo, o leitor fluente e o leito critico.
O pré leitor: categoria que abrange duas fases, a primeira infância (dos 15/17 meses aos 3 anos) nesta fase a criança começa a reconhecer o mundo ao seu redor através do contato afetivo e do tato.
Segunda infância (a partir dos 2/3 anos) é o início da fase egocêntrica. Está mais adaptada ao meiofísico e aumenta sua capacidade e interesse pela comunicação verbal. Como se interessa também por atividades lúdicas o “brincar” com o livro será importante e significativo para ela.
O leitor-em-processo (a partir de 8/9 anos) a criança nesta fase já domina o mecanismo da leitura. Seu pensamento esta mais desenvolvido, permitindo-lhe realizar operações mentais. Interessa-se pelo conhecimento detoda a natureza e pelos desafios que lhe são propostos.
O leitor fluente (a partir dos 10/11 anos) o leitor esta em fase de consolidação dos mecanismos da leitura. Sua capacidade de concentração cresce e ele é capaz de compreender o mundo expresso no livro.
O leitor critico (a partir 12/13 anos) nesta fase é total o domino da leitura e da linguagem escrita. Sua capacidade de reflexão...
tracking img