Pedra grande

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1INTRODUÇÃO
A relevância do referente trabalho é mostrar para a população a importância de se retirar os bens naturais com responsabilidade, tendo em vista que as futuras gerações necessitaram dos mesmos para ter uma boa qualidade de vida. Através de um estudo de campo por meio de uma visita há varias localidades representativas na região, que corresponde aos municípios de Trizidela do Vale ePedreiras no estado do Maranhão buscaram-se analisar a interferência do ser humano na natureza e quais as modificações causadas por ele no meio ambiente.
O sitio ouro vivo, uma área de extração mineral de propriedade privada, é um dos pontos onde foi analisada a interferência dos seres humanos, pois devido às retiradas de areia e cascalho destinados a construção civil a devastação se tornounítida, o segundo ponto que foi investigado é o rio mearim não em sua totalidade mais apenas alguns trechos correspondentes aos municípios que a acima foram citados, nele podemos constatar o descaso e a falta de dialogo entre poderes executivos, legislativo e judiciário que se juntados a força do povo poderiam estar fazendo a diferença no que corresponde a preservação do rio que é tão importante para osmunicípios que por ele são banhados.
O terceiro ponto que foi visitado é o marco ilustre no qual desperta o interesse de poetas e ambientalistas devido a sua exuberante beleza, a pedra grande como popularmente é conhecida. Esse grande bloco rochoso que deu origem ao nome do município onde territorialmente estar localizado Pedreiras, é uma área de pesquisas cientificas e ponto turístico, tambémchama atenção pela misticidade que há envolve, como por exemplo, a lenda que diz que embaixo da grande pedra existe parte de uma enorme serpente.








2 SITIO OURO VIVO

Às condições geomorfológicas favoráveis entenda-se o conjunto morfológico aí encontrado, bem como as atividades humanas desenvolvidas, que por sua vez terminam por comprometer o ambiente. Neste caso, tomou-se para ainvestigação a atividade de extração de areia no município de Trizidela do Vale, de modo a demonstrar como esta atividade econômica afeta o equilíbrio natural da região, tornando-a vulnerável a uma “fragilidade” antes inexistente.
No entanto, apesar de ser uma atividade que muito contribui para o desenvolvimento da nação no que tange a geração de emprego e renda pelo viés da construção civil,não existe ainda, em parte das pessoas e empresas que desenvolvem esta atividade, uma preocupação com a prática de conservação, ou seja, a extração é realizada apenas como uma fonte de lucro, sem maiores preocupações com os resultados finais.
Desse modo, até os dias atuais, pode-se afirmar que a extração de qualquer mineral no Brasil, não desperta o interesse pelo modelo sustentável, uma vez que amaior parte das empresas e trabalhadores, principalmente no que se refere à extração de areia e cascalho, não apresentam qualquer regularidade no que concerne ao licenciamento ambiental, que devido as documentações burocráticas são esquecidas.
A extração de areia no município de Trizidela tornou-se nos últimos anos uma importante fonte econômica, além de contribuir para o emprego da mão-de-obralocal vem ajudando a construir e dar uma identidade dessa cidade que há poucos anos foi desmembrado da cidade vizinha Pedreiras. Entretanto, esta atividade tem gerado problemas ambientais, uma vez que as áreas-fonte na bacia do Rio mearim passaram a sofrer intervenções que causam desmatamentos e conseqüente destruição de taludes e assoreamento de cursos d’água.
O sitio ouro vivo demonstra umarealidade do município de Trizidela do Vale onde a importância econômica prevalece sobre a importância de preservação, ou seja, para os canibais capitalistas não interessa desenvolver-se de maneira sustentável eles exploram sem nenhuma responsabilidade de maneira a deixar o lençol freático muito perto da superfície podendo haver uma mudança no relevo daquele lugar e ate mesmo a sua contaminação,...
tracking img