Visita tecnica tst

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TECNICA ESTADUAL CLOVES NOGUEIRA ALVES
UNIDADE DE SERRA TALHADA
SEGURANÇA DO TRABALHO




EDJA RENATA GUERRA FERREIRA



Relatório Técnico de Condições de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional do Mercado Público de Serra Talhada






Serra Talhada,
2012
1 DADOS TÉCNICOS PRELIMINARES
Neste capítulo é apresentadaa descrição geral deste relatório.
1.1 Título:Relatório Técnico de Condições de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional do Mercado Público de Serra Talhada.
1.2 Local/endereço do objeto de estudo:
Mercado Público
Rua Enock Ignácio de Oliveira, s/n – Centro – Serra Talhada-PE.
CEP – 56903-400
1.3 Descrição:
Avaliação sobre as condições de Segurança do Trabalho e Higiene ocupacional nas dependências do mercado público da cidade deSerra Talhada.
1.4 Técnicas utilizadas:
Inspeção in loco e Registro fotográfico;
1.5 Condições encontradas:
Todas as não conformidades encontradas estão descritas no capitulo 3, deste trabalho.
1.6 Responsável Técnico:
Edja Renata Guerra Ferreira
Tec. Segurança do Trabalho
2 APRESENTAÇÃO
Neste capítulo é apresentada uma breve explanação sobre o mercado público e suas divisões de negócio.Expõe-se também a presença da segurança do trabalho frente à inspeção das atividades de empresas.
O município de Serra Talhada localizado a aproximadamente 376 quilômetros da capital Recife, teve suas instalações em 1851,inicialmente chamada de Vila Bela e após 1939 passou a nomear-se Serra Talhada. Com79.241 de habitantes, de acordo com o censo demográfico do IBGE de 2010, destaca-se como o quartopolo médico do estado de Pernambuco, maior polo comercial e de serviços do sertão do Pajeú.
O mercado púbico de Serra Talhada é um centro de negócio que reuni diversos setores do ramo varejista e alimentício, como por exemplo, açougue, peixaria, cereais, restaurantes e entre outros, localizado na RuaEnock Ignácio de Oliveira, s/n – Centro. É constituído de estrutura em cimento e tijolos, comcobertura em madeira e telhas cerâmicas, o edifício é formado de instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas, pintura a óleo e caiação.
O mercado público encontra-se com instalações e higiene sanitária de suas dependências em condições precárias, oferecendo riscos físicos, químicos e biológicos aos comerciantes e consumidores.
Com a modernização, o sucesso das organizações transcende frente dainformatização e aplicação politicas de segurança do trabalho, a fim de resguardar a excelência no bem-estar e segurança do funcionário e de seus equipamentos que em conjuntos formam os recursos a serem oferecidos, além do cliente que é a principal razão de sucesso de uma empresa.
Este relatório tem como objetivo avaliar as condições que estão expostas as pessoas no edifício do mercado público,bem como verificar o cumprimento das normas técnicas e da legislação vigente quanto às questões relativas à Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional.

3 Desenvolvimento de Inspeção
Neste capítulo é apresentadoo processo utilizado para inspeção ..... Na seção 2.1 é apresentado um resumo sobre ..... Na seção 2.2 é descrito ..... Na seção 2.4 é feita uma comparação .... A seção 2.5 é um resumodo capítulo
3.1 Introdução
Durante o processo de observação de segurança no mercado publico (Fig. 3.1)foram observados vários aspectos que contribuem para o aumento da condição de exposição de riscos e de prejuízo à saúde ocupacional, tanto de trabalhadores como de consumidores.
O levantamento fotográfico
Figura 3.1 – Mercado Público

Fonte: Elaborada pelo autor
3.2 Condições gerais decirculação
O prédio não possui condições razoáveis de circulação, conforme prevê a NBR9050/2004 relativa à acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
As más condições de circulação existentes no mercado público de Serra Talhada compromete o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, conforme ilustra a Fig. 3.2.
Figura 3.2 – Mercado Público

Fonte:...
tracking img