Projeto de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

No decorrer da disciplina Estágio Supervisionado II para o cumprimento da carga horária para a execução do Projeto de Estágio II, foi no Colégio Estadual Lucia Correia, localizado na Rua Avenida Cleriston Andrade, no município de Ibipitanga, Estado da Bahia, turma do 1° ano do ensino Médio. Com carga horária total de 128 horas de estágio, onde será aplicado um plano de ação pormeio da Co-participação e Regência de Ensino.

A Co-participação da Regência compreende a forma de trabalho pedagógico que será repartido entre o Professor Regente (que será o Supervisor) e a aluna estagiária. Não caberá a aluna-estagiária assumir um papel apenas de observadora do trabalho do Professor Regente, mas de ser parceira na realização do trabalho docente, colaborandonos seguintes processos pedagógicos:
* Planejamento de atividades didáticas;
* Orientação de alunos na realização de atividades de aprendizagem e situações didáticas, aplicação de exercícios, realização trabalhos de pesquisa, investigação e experimentação e outros instrumentos de desenvolvimento dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação;
* Participação em aulas e demaisprocessos relativos à rotina docente.
A Regência de Classe se define pela a atuação do Licenciando em Geografia (aluno-estágiario) em sala de aula desenvolvendo as funções de Regente assumindo, assim, o pleno controle da ação docente. Nesta atividade o (a) professor (a) Regente da disciplina (Professor (a) Supervisor (a) apenas assumirá o papel de observador (a) do trabalho desenvolvido peloaluno-estágiario que deverá aplicar o Projeto de Estágio com o Plano de Ação na sala de aula em sua totalidade ou aplicar os conteúdos curriculares definidos no planejamento pedagógico do (a) Professor (a) Regente.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Toda área do conhecimento é imprescindível à leitura, interpretação e a compreensão da realidade, visto que o aluno deve identificar os conhecimentos geográficos ecartográficos nas mais diversas situações vivenciadas, desenvolvendo a sua capacidade de resolver problemas fazendo observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, relacionando e organizando informações relevantes para interpretá-los e avaliá-los criticamente. Comunicar-se geograficamente está associado ao estabelecimento de conexões entre temas geográficos ecartográficos de diferentes campos, interagindo-se coletivamente na busca de soluções para problemas propostos de forma que venha respeitar o modo de pensar dos colegas e aprender com eles, construindo a cidadania através de atitudes e procedimentos geográficos, cartográficos e tecnológicos disponíveis.
Aprender a ler e utilizar um mapa ou uma representação do espaço é elemento fundamental para aformação de um cidadão independente e consciente.
Segundo os PCN´s, a geografia e a cartografia devem visar:
• compreender a escala de importância no tempo e no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares;
• reconhecer a importância da cartografia como uma forma de linguagem para trabalhar em diferentes escalas espaciais as representações locais e globais do espaçogeográfico;
• uso de cartas para orientar trajetos no cotidiano;
A metodologia aplicada, através de Projetos, permite ao aluno um aprendizado na experiência vivenciada, onde a interação com o objeto de estudo o aluno consegue obter conhecimento.

3. PROBLEMATIZAÇÃO

Na turma do 1° ano “B”, turno vespertino do Colégio Estadual Lucia Correia, Ibipitanga – BA, observou –se tem algumas dificuldades, entreelas, estão: à leitura, interpretação, compreensão de mapas, desinteresse pelos conhecimentos geográficos e cartográficos, a escola dispõem de alguns materiais essenciais para despertar o interesse dos alunos. Essas dificuldades por parte dos alunos acabam dificultando o trabalho do professor e especialmente aprendizagem dos alunos mais esforçados.
O projeto foi adaptado na proposta...
tracking img