Projeto de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Roteiro para Elaboração de Projeto de Intervenção

1. APRESENTAÇÃO:

Este é um projeto destinado a pessoas da 3ª idade, que será desenvolvido pela aluna Maria de Fátima Souza Brasileiro, no campo de Estágio Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, Secretaria de Assistência Social.

A proposta prevê a possibilidade de superação das dificuldades próprias das pessoas nessa faixa etária, asocialização das experiências, sonhos, ideais, alegrias e, acima de tudo, o resgate da auto - estima.

Estimulando a autonomia, a independência, as condutas solidárias e participativas, serão utilizados instrumentos essenciais como o canto, a dança, yoga, as manifestações culturais, artes, jogos e a divisão em todos os seus matrizes, alem de iniciativas informativas e educativa como palestras, campanhas eparticipação em eventos sociais.

Para garantir a viabilidade do projeto, a secretaria de assistência social assumirá os custos, sobretudo os decorrentes de contratação de recursos humanos, para completar a equipe de trabalho.

2. JUSTIFICATIVA:

O envelhecimento das populações que vem ocorrendo em face do aumento do tempo de vida, tem chamado a atenção para a questão dos idosos. É certo que alongevidade constitui-se numa considerável conquista da ciência, mas é unânime a idéia de que mais
importante do que ter uma existência prolongada é envelhecer com dignidade e qualidade de vida.


Ao iniciar o milênio, muitos são os desafios que os povos, os governos têm que enfrentar para construir uma sociedade mais humana e igualitária, levando em conta o fenômeno universal do envelhecimento.
Apopulação idosa, que se constituía numa minoria preterida por outras faixas etárias, passou a ser foco da atenção de governos, estudiosos e pesquisadores. É uma questão que exige solução imediata dos profissionais de todas as áreas, posto que diversificadas, são as necessidades desse segmento populacional. É evidente que, cada vez mais, as pessoas vão envelhecendo com melhores condiçõessócio-econômicas, fato que as leva a buscarem de toda forma, novo sentido para o rumo de suas vidas. Em toda essa conjuntura, a sociedade está a redimensionar o campo de estudos e ações sobre a velhice.

Na pretensão de constituir-se num agente efetivo no atendimento ás necessidades próprias e na valorização da sabedoria das pessoas idosas do município, é que a SEMAS – Secretaria Municipal de AssistênciaSocial está acatando a iniciativa da estagiaria de elaborar este projeto, como forma alternativa de participação, ocupação e convívio dessa faixa etária, integrando-a as demais gerações.
O Projeto será denominado “É Tempo de Viver”


3. OBJETIVOS:

3.1 GERAL:

* Proporcionar a pratica de atividade em diferentes modalidades, como dança, caminhadas, artes, expressões culturais diversas, passeios aoar livre, yoga como recreação e terapia, intercaladas com outras de cunho informativo, visando o bem estar bio-psicossocial dos indivíduos envolvido no projeto, bem assim, a elevação da auto-estima.

3.2 ESPECÍFICOS:

* Minimizar os efeitos adversos que o envelhecimento causa ás pessoas, nos campos físico, psicológico, econômico e social, visando o bem estar com atendimento humanizado.* Propor atividades adaptadas as reais necessidades, favorecendo a elevação da auto-estima e a promoção do equilíbrio homeostatico, levando os beneficiários a ter mais confiança nas suas próprias potencialidades;
* Promover momentos de descontração e prazer;
* Ampliar os conhecimentos acerca de seus direitos na legislação vigente.
* Conscientizar o público envolvido na problemática doidoso, apresentando propostas para sua solução.

4. PÚBLICO ALVO:

* Pessoas, na faixa etária acima de 60 anos, da zona urbana do município.

5. METAS A ATINGIR:

* Pretende-se intervir num universo de 80 pessoas acima de 60 anos, com resultados positivos na totalidade do grupo cadastrado.

6. METODOLOGIA:

O presente projeto passará inicialmente por um processo de divulgação através de...
tracking img