Infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
infancia

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pEDAGOGIA



A importância da educação infantil



Taguatinga
2012-10-13







A importância da educação infantil


Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: de Educação da Criança de 0 a5 Anos, Ludicidade e educação, Oganização e Didática, Na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização 1.Professores: Rosely Montagnini, Marlizete Steinle,Edilaine Vagula,Alexandre Vilas Boa,Raquel Franco.

.

Taguatinga
2012-10-13



.introdução

opresente trabalho tem o objetivo de mostrar um pouco da importância da educação infantil e a indissociabilidade entre o cuidar e o educar contemplado no referencial curricular o método de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na educação infantil bem como a presença do lúdico no contexto da educação infantil e na organização do trabalho pedagógico.
. DesenvolvimentoFalar de infância hoje ou em tempos passados não é tarefa fácil, no entanto, muito desafiadora voltar o olhar atento e curioso para a criança a fim de entende-lás e coompreende-lá, se constitui uma grande tarefa. Coompreendê-la no sentido amplo de perceber suas nessecidades, prioridades, medos e frustrações, para falar de infância revivemos acontecimentos e remontamos um pedaço da nossa própriahistória independentemente da época,tempo ou espaço crianças são sempre crianças
Muitas instituições nasceram com o objetivo de cuidar das crianças de família de baixa renda. A compreensão do papel da educação caminha em direção ao reconhecimento da importância de integrar o cuidar ao educar e ao brincar na educação infantil. Desta forma as atividades proposta para esta etapa da educação devemproporcionar um entrosamento entre o cuidar, educar e brincar. Oportunizando uma educação integral a favorecer o aprender e desenvolver o entretenimento e o ensino precisam fazer-se presentes no cotidiano dos espaços de educação infantil tenham sucesso,de acordo com o referencial é preciso que o professor considere ,na organização do trabalho educativo os seguintes elementos .
A interação comcriança de mesma idade e de diferentes idades os conhecimentos prévios de qualquer natureza o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devem ser significativas o professor tem um papel fundamental na organização das diferentes situações cabe a ele proporcionar conversas ,brincadeiras e aprendizagem orientações que garantam a troca entre as crianças, de forma que elas possamse comunicar e expressar –se (...)
E o referencial preconiza a aprendizagem defendendo a ideia de que os conteúdos e atividades desenvolvidas devem fazer parte do contexto infantil .
Planejamento pedagógico é um tema que precisa ser estudado e problematizado junto a professores de educação infantil, pois do mesmo defendem a intencionalidade e a qualidade do trabalho pedagógico com crianças.Planejar é essa a atitude de traçar, projetar,,programar ,elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação de experiências múltiplas e significativas para com o grupo de crianças.Planejamento pedagógico é atitude critica do educador diante o seu trabalho docente.Por isso não é uma fôrma!Ao contrario é flexível e , como tal permite oeducador pensar,revisando buscando novos significados para sua prática docente (OSTETTO200,P.177).
A avaliação no processo de aprendizagem possibilita investigar e refletir a respeito da ação do aluno e do professor, instigando a transformação, tendo diferentes metas sendo, sendo uma delas propor novos métodos de estudo e pesquisa
A maioria dos professores assume a avaliação como uma ação...
tracking img