Projeto de desenvolvimento de um algoritmo em c para resolução de cálculos de estatística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE UM ALGORITMO EM C PARA RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS DE ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO

Há uma complexidade muito grande ao desenvolver um programa de computador. É necessária uma análise detalhada dos processos, dos requisitos e da lógica para programá-lo da forma mais eficiente, solucionando completamente o problema. Pelo fato do computador ser totalmente dependente deinstruções, precisamos pensar em todas as possibilidades na tentativa de evitar possíveis erros e falhas no sistema.

Este trabalho tem como objetivo realizar a análise e desenvolvimento de um sistema computacional, utilizando a linguagem de programação C e as normas do padrão ANSI (American NationalStandartsInstitute), com a finalidade de resolver cálculos estatísticos como média, desvio padrão,variância e teste de hipóteses.

Este projeto realizado pelos estudantes do segundo semestre do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, busca estudar as normas definidas como padrão para programação utilizando a linguagem C e analisar a possibilidade de desenvolver um sistema voltado à resolução de cálculos estatísticos utilizando somente as funções definidas no padrão ANSI C.Para tal, serárealizada pesquisa detalhada sobre as possibilidades oferecidas pelo C e um estudo amplo sobre conteúdos específicos da área de estatística.

A realização deste trabalho é parte integrante do componente curricular denominado Prática Profissional Interdisciplinar, envolvendo os estudantes na pesquisa e no desenvolvimento de soluções práticas, buscando a inovação e desenvolvendo a criatividade.PROJETO DE PESQUISA

O presente projeto visa organizar as atividades de pesquisa referentes à estruturação de um sistema para resolução de cálculos estatísticos articulados através de algoritmos em C, atendendo uma demanda do componente curricular Prática Profissional Direcionada I. Ele refere aos aspectos metodológicos da pesquisa, bem como seu embasamento teórico.
1 TEMA
SegundoAsti(1976,p. 97 apud Marconi, Lakatos1991,p.126) “tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver é uma dificuldade ainda sem solução, que mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame avaliação crítica e solução”.

Análise e desenvolvimento de programa, em linguagem de programação C, para resolução de cálculos estatísticos.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Para Marconi,Lakatos (1989,p.102 apudLovato, Evangelista, Gullich,2007, p.30),”o processo de delimitação do tema só é dado por concluído quando se faz a limitação geográfica, espacial e temporal do mesmo, com vistas a realização da pesquisa”.

Análise e desenvolvimento de programa com utilização de linguagem de programação C visando a resolução de cálculos de média, desvio padrão, variância e teste dehipóteses.

1 PROBLEMA
Problema, de acordo com Marconi, Lakatos(1991,p.103 apudLovato, Evangelista,Gullich, 2007, p.31) “se prende ao tema proposto, ela esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa”.

Há possibilidade de desenvolvimento de um programa em linguagem C para a realização de cálculos estatísticos utilizando apenas opadrão ANSI C, gerando resultados confiáveis?

2 HIPÓTESES
Hipótese, de acordo comTrujillo,(1974, p.132 apud Marconi, Lakatos(1991,p.123) é uma proposição antecipadora à comprovação de uma realidade existencial. É uma espécie de pressuposição que antecede a constatação dos fatos.Por isso se diz também que as hipóteses de trabalho são formulações provisórias do que se procura conhecer e, emconseqüência são supostas respostas para o problema ou assunto da pesquisa.

A biblioteca padrão ANSI C oferece funções suficientes para elaboração do sistema proposto?

3 OBJETIVOS
Para Fachin (2001, apud Lovato,Evangelista, Gullich, 2007,p.32), “os obejetivos identificam aquilo que se pretende conhecer, medir, ou provar no decorrer da investigação”.
4.2 OBJETIVO GERAL
Estruturar...
tracking img