Projeto de burnout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Em português Burnout significa algo como ‘perder o fogo’ ‘perder a energia’ ou “queimar para fora” (numa tradução mais direta). Burnout é um processo que se dá em resposta ao estresse ocupacional, trazendo consequências negativas, na vida social, familiar, social e ocupacional. O trabalhador não vê sentido na sua relação com o trabalho, dessa forma qualquer esforço lhe pareceinútil. Esta síndrome afeta, principalmente, profissionais de áreas que exigem contato direto com os usuários. Como clientela de risco são apontados os profissionais de educação e saúde, policiais e agentes penitenciários, entre outros.
Segundo Malasch e Jackson (1981), Burnout é como uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outros seres humanos,particularmente quando estes estão preocupados ou com problemas. Cuidar exige tensão emocional constante, atenção perene; grandes responsabilidades espreitam o profissional a cada gesto no trabalho. O trabalhador se envolve afetivamente com os seus clientes, se desgasta e, num extremo, desiste, não agüenta mais, entra em Burnout.

2. TEMA
SÍNDROME DE BURNOUT – “O excesso de informações e depreocupações são as fontes de estresse no mundo moderno”
3. DELIMITAÇÃO DE TEMA
Terá fundamentação teórica em uma concepção de estudos, por pesquisadores entre os quais irá relatar a Síndrome de Burnout em diversos contextos.



4. OBJETIVOS
1.
2.
3.
4.
5.1. Objetivo geral
Descrever a síndrome de Burnout desmistificando a síndrome, sintomas e formas detratamentos indicadas.
5.2. Objetivos específicos
Verificar os comportamentos comuns nos portadores da síndrome;
Descrever situações onde o acúmulo de estreses vai favorecer o aparecimento da síndrome;
Observar o acolhimento desses pacientes em seus grupos;
Obter estratégias de socialização para o portador da síndrome;
5. JUSTIFICATIVA
Esse projeto justifica-se pelo fato de sentir anecessidade de identificar as situações de práticas de identificação de sintomas e de tratamento, informando as mudanças de comportamento, e acolhimento deste individuo perante a sociedade e seus grupos.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Partindo do pressuposto de que a síndrome de Burnout, é consequência do acumulo de estresse no trabalho, faz-se necessário explicar o que é o estresse, os sintomas e/oucausas e por fim as consequências.
Segundo MYERS (1942), o estresse não é apenas um estimulo ou uma resposta, ele é um processo pelo qual avaliamos e lidamos com as ameaças e desafios ambientais.
Ao decorrer da vida estamos expostos a eventos estressantes como catástrofes, alterações significativas na vida e dificuldade cotidianas. Já HANS utilizou o termo para denominar um conjunto de reações queum organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço de adaptação.
Independente da definição que utilizarmos o estresse vem da física que descreve um grau de deformidade que uma estrutura sofre quando é submetida. As Principais Causas do Estresse englobam baixa resistência á frustração, ameaças constantes, competitividade, falta de tempo para si mesmo, ansiedade constante ebaixa auto-estima.
Caso o indivíduo não tenha condições psíquicas para controlar os agentes estressores, acarretará assim um grande desgaste emocional, que poderá acarretar além de consequências graves e distúrbio por estresse. Evidentemente cada individuo deverá apresentar pré-disposição para tal, pois o estresse pode acarretar desde transtornos psicológicos á falta de vontade para executarpequenas tarefas, podendo gerar manifestações físicas mais sérias como o caso de úlceras, infarto, câncer e mesmo manifestações mentais como tentativa de suicídio.
“À medida que a pessoa torna-se emocionalmente frágil, suas defesas orgânicas diminuem, deixando-a mais vulnerável aos diversos tipos de doenças”.
É indiscutível o fato que o acumulo de pressões traz alterações para a imunidade,...
tracking img