Step

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ROMÃO SOARES DA COSTA NETO
THALYNE MARQUES DA COSTA

SÍNDROME DE BURNOUT

Itumbiara, agosto de 2012.
ROMÃO SOARES DA COSTA NETO
THALYNE MARQUES DA COSTA

SÍNDROME DE BURNOUT

Trabalho interdisciplinar – 2º período com finalidade de nota parcial em todas as disciplinas do segundo período doCurso de Bacharelado em Educação Física orientado pelo professor Ivan Magno Nazar, Marcello Pasenike Rocha, Roberta Martins Mendonça Gomes, Silvia Costa de Oliveira Pasenike e Thiago Remotto Domiciano.

Itumbiara, agosto de 2012.

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o tema: Síndrome de Burnout que procurará responder, especificadamente, ao seguinte problema: O professor de EducaçãoFísica é acometido pela síndrome de Burnout?
Este trabalho justifica-se socialmente e cientificamente em função da análise de alguns dados bibliográficos, que revelam que a Síndrome de Burnout é um risco para uma determinada classe de trabalhadores como os professores.
A Síndrome de Burnout apresenta-se, hoje, como um dos grandes problemas psicossociais que estão a afetar profissionais de diversasáreas. Esta realidade tem gerado grande interesse e preocupação não só da comunidade científica internacional, mas também de entidades governamentais, empresariais, educacionais e sindicais no Brasil, devido à severidade das consequências, tanto individuais quanto organizacionais, apresentadas pela Síndrome, especialmente como fator de interferência nas relações interpessoais do professor.(FERENHOF, 2002, P.1)
Os professores desenvolvem muitas atividades no decorrer do dia: lecionam, administram, orientam seus alunos, se reúnem, organizam e planejam suas aulas, todas essas atividades têm uma jornada de trabalho extensa, o que pode ser um fator estressante sendo um risco para adquirir a Síndrome de Burnout. (CARLOTTO; PALAZZO, 2006).
As constantes mudanças ocorridas no sistema públicode educação não raras vezes geram nesses profissionais sentimentos de mal-estar e impotência. O trabalho geralmente é realizado sob alguns fatores potencialmente estressores como: baixos salários, escassos recursos materiais e didáticos, classes superlotadas, tensão na relação com alunos, excesso de carga horária, inexpressiva participação nas políticas e no planejamento institucional e falta desegurança no contexto escolar. (CARLOTTO; SIVA, 2003, p.145)

A Síndrome de Burnout ainda é uma doença desconhecida para alguns profissionais sendo assim se espera cientificamente que este trabalho traga uma contribuição acadêmica e científica para nossa área de conhecimento e pesquisa sendo ela a Educação Física.
O Objetivo geral é verificar se os professores de Educação Física são acometidospela Síndrome de Burnout.

E os objetivos específicos é verificar se os professores de Educação Física conhecem a Síndrome de Burnout, se eles são acometidos pela Síndrome e quais são os sintomas da Síndrome de Burnout.
A elaboração deste trabalho dar-se-á através do método hipotético-dedutivo, o qual procura modificar enunciados complexos em particulares, buscando conclusões mais amplas ecomplexas do que foi abordada no decorrer do trabalho, adotando meios interdisciplinares, tendo como base vários ramos da Educação Física, A estratégia usada neste projeto é buscar em fontes bibliográficas sendo elas primárias e secundárias, fontes que abrangem o conhecimento necessário para elaboração deste trabalho.
(FARBER, 1991 apud CARLOTTO, 2002, p.24) divide as manifestações do Burnout emprofessores em sintomas individuais e profissionais, destacando, entretanto, que estas questões são de difíceis generalizações e descrições universais. Em geral, segundo o autor, os professores sentem-se emocional e fisicamente exaustos, estão freqüentemente irritados, ansiosos, com raiva ou tristes. As frustrações emocionais peculiares a este fenômeno podem levar a sintomas psicossomáticos como...
tracking img