Atividade de autodesenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"A língua portuguesa apresenta uma unidade surpreendente”. A primeira idéia que Marcos Bagno desmistifica é a de que existe uma “homogeneidade linguística” no Brasil. Segundo ele, este é o mito maisnocivo, pois ignora a grande variabilidade do português falado pelos brasileiros, principalmente em decorrência das diferenças sociais. Com isso a norma padrão da língua é imposta nas escolas, porexemplo, e dificulta a compreensão de muitos.


"Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português". Este é o segundo mito discutido por Marcos Bagno, que diz respeito ao complexode inferioridade que ainda pode se sentir no Brasil em relação a Portugal. Entretanto, esta idéia não possui fundamento algum, pois o que acontece é que o português falado no Brasil é muito diferentedo falado em Portugal, isso não quer dizer, absolutamente que um dos dois seja certo ou errado.
"Português é muito difícil". Este terceiro mito é o um consenso para a maioria dos brasileiros. ParaMarcos Bagno isso acontece em decorrência de termos que decorar fórmulas e regras que são de pouca utilidade no cotidiano, segundo ele dominar uma língua é conseguir se comunicar com a mesma.

Emseu livro “Preconceito linguístico”, na página 57, Marcos Bagno critica o fato do ensino tradicional no Brasil ignorar por completo a modalidade “falada” pela maioria dos brasileiros e pressupor quetodos devem falar como os grandes escritores em suas obras. Ou seja, segundo esta regra, praticamente todos falam “errado”, pois ninguém fala de acordo com as gramáticas. É desta tradição no ensinobrasileiro que surge o 4º mito discutido neste livro: “As pessoas sem instrução falam tudo errado”, esta idéia esta relacionada ao fato de sempre ouvirmos que só o português ensinado na escola é ocorreto, isso exclui por completo todas as variações linguísticas e dialetos a que temos contato. O que devemos ter em mente é que existe uma imensa diferença entre a língua oral e a escrita, não existe...
tracking img