Projeto da terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÂO
       
       O fenômeno universal do envelhecimento das populações, decorrência do aumento do tempo de vida tem colocado na ordem do dia a questão dos idosos e dos aposentados. Embora a longevidade (processo inevitável e irreversível) constitua uma notável conquista da ciência, todas as pessoas sensatas são unânimes em afirmar que mais importante do que ter a existência prolongadaé envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
        O presente projeto constitui em um conjunto de atividades teóricas e práticas para os idosos, residentes na cidade de Maceió e região, estando na faixa etária de 50 anos acima. As atividades corporais e os movimentos expressivos são características preponderantes para este trabalho que se propõe a realizar. Dentre as atividades desenvolvidashá predominância das realizadas em meio aquático através da Hidroginástica e da Natação.
        E um projeto idealizado e realizado, tanto por estagiários como por professores do Curso de Educação Física da FAL – Faculdade de Alagoas, e tem como finalidade estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade, buscando minimizar o estigma a que sempre estão submetidos e a valorizar aspotencialidades de cada participante.
        Para a realização do projeto busca-se um trabalho interdisciplinar (Psicologia, Medicina Clínica, Educação Física, Fisioterapia), onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área.
        Para uma maior integração entre pares e melhor apreensão do conhecimento acercadas possíveis alterações orgânicas, psicológicas, fisiológicas, funcionais na clientela é que se busca realizar a DIA DO IDOSO, momento este destinado a discutir, analisar e refletir sobre temáticas que envolvem o processo de envelhecimento.
        Como parte do trabalho do projeto AFTI, realiza-se atividades físicas adaptadas bem como atividades artísticas e recreativas em cinco Instituiçõesde Longa Permanência para Idosos em Maceió.
        Que numa ação conjunta, lutemos contra a marginalização do idoso, sujeitos promotores da nossa HISTÓRIA. 

MACEIO
A capital de Alagoas
Na praia de Ponta Verde existiu um dos pontos turísticos mais visitados,o Gogó da Ema, um coqueiro que nasceu torto à beira-mar e tinha a forma do pescoço de uma ema, derrubado pelo avanço do mar na década de1960. Era o local dos encontros entre namorados nas décadas de 1950 e 1960. De lá se observa, quando da lua cheia, um espetáculo visual dos mais encantadores. Hoje no local existe um clube, o Alagoas Iate Clube, ponto de divisão entre as praias da Ponta Verde e dos Sete Coqueiros.
Localizada na parte central da faixa litorânea do estado de Alagoas, inserida na mesorregião do Leste Alagoano emicrorregião que leva seu nome, o município de Maceió estende-se entre os paralelos 09°21’31” e 09°42’49” de latitude sul e os meridianos 35°33’56” e 35°38’36” de longitude oeste, ocupando uma área de aproximadamente 511 km², o que corresponde a 1,76% do território alagoano.
Considerando a localização na Região Nordeste do Brasil, em plena zona tropical e banhada pelo Oceano Atlântico, apresentaclima quente e úmido, que segundo a classificação climática de Köppen corresponde ao tipo As', caracterizando por apresentar-se sem grandes diferenciações térmicas e precipitação concentrada no outono e inverno. As temperaturas médias mensais oscilam em torno de 25,1 °C. A máxima mensal atinge 29,9 °C e a mínima 20,8 °C, apresentando uma amplitude térmica anual de 9 °C. A umidade relativa do ar é emmédia de 79,2%, sendo julho o mês mais úmido e novembro o mais seco. O índice pluviométrico é sempre superior a 1.410mm/ano.
Maceió tem,grandes reservas de água potável, possui clima tropical, a menor temperatura registrada na capital foi 11,3 °C, no dia 16 de junho de 1980, tendo dias ensolarados durante 270 dias do ano.

JUSTIFICATIVA
       
       Segundo Simone de Beauvoir (1990), o...
tracking img