O meio ambiente e as empresas petrolíferas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Responsabilidade Sócio-Ambiental está em evidência atualmente nas discussões referente à participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas, da sociedade e preservação do meio-ambiente.
Considerando-se a ética e a transparência nos negócios agrega-se valores positivos à imagem empresarial. Dessa forma, adotar posturas éticas ecompromissos sociais torna-se um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.
Os principais agentes do desenvolvimento econômico de um país são as organizações, onde seus avanços tecnológicos e a grande capacidade de geração de recursos fazem com que cada vez mais precisem de ações cooperativas e integradas onde possam desenvolver processos que tempor objetivo a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.
As empresas socialmente responsáveis têm uma postura ética onde o respeito da comunidade passa a ser um grande diferencial. O reconhecimento destes fatores pelos consumidores e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, conseqüentemente, atinja maiores índices de sucesso.DESENVOLVIMENTO

1 Responsabilidade socioambiental

Responsabilidade socioambiental pode ser conceituada como um conjunto de ações que promovam o desenvolvimento em comprometimento com o meio ambiente e áreas sociais como a fome a o direito ao lazer. Surge de uma demanda de mercado a onde os consumidores passam a delimitar a escolha dos seus produtos de acordo com a responsabilidade dasempresas em nível social e ambiental. No Brasil é um fenômeno recente.

2 Problemas ambientais da atualidade

Podemos citar como problema ambientar a poluição dos rios pelos esgotos descartados dentro dos mesmos, a poluição do meio ambiente através do descarte de lixos sem nenhum controle, a poluição dos mares por vazamentos de petróleo, seja através de vazamento emnavios ou nos próprios poços de extração de petróleo e por ultimo podemos citar o desmatamento descontrolado para retirada de madeira e para criação de gado de corte.

3 problemas socioambientais e a interferência no funcionamento de uma organização

Os problemas socioambientais interfere assim como tudo aquilo que acontece de modo a fazer um determinado trabalho desandar, éconsiderado um fator de interferência. Quando as empresas são afetadas por causas externas, como a Usina de Fukushima, no Japão, todo o sistema funcional é prejudicado. As inúmeras micro-empresas afetadas pela chuva na Região serrana no Rio de Janeiro.

4 a relação entre ética e responsabilidade socioambiental

O comportamento ético das empresas é exigido pela sociedade, dessa forma aempresa adotando valores éticos e morais é um indicativo de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo. Assim numa empresa ética a tendência é que siga os valores morais da sociedade e seus gestores e todos os funcionários sigam regras e valores do “código de ética” da empresa. Vazquez define ética como:

“um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual sãoregulamentadas as relações mútuas entre indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livre e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.” (VAZQUEZ)

A empresa para ter responsabilidade social e ambiental tem que ser ética, a prática daresponsabilidade social indica compatibilidade dos valores morais e éticos da empresa com os da sociedade.

“sem ética nos negócios não existe responsabilidade social” (ETHOS 2008).

5 Utilização da energia fóssil

Combustível fóssil ou, mais corretamente, combustível mineral, é um grupo de substâncias formadas de compostos de carbono usadas para alimentar a combustão. São...
tracking img