Brasil foods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRF – Brasil Foods

Curso: Tecnologia em Gestão Financeira

Período: 5º período

Disciplina: Administração Financeira

Professor: Carlos Joarestes Ferreira

1- Caracterização da Empresa – Brasil Foods - BRF
A BRF Brasil Foods (atual razão social da Perdigão) foi criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia, anunciada em maio de 2009. A empresa nasceu como uma das maioresreferências do setor alimentício, reforçando a posição brasileira como referência no agronegócio.
Com um portfólio de aproximadamente 1.500 itens (dentre eles frangos, bovinos, suínos, pizzas, congelados, salsichas etc.) a BRF exporta seus produtos para 110 países.
No ano passado, as vendas no mercado externo representaram 40,4% da receita líquida. No que diz respeito ao mercado, a empresa opera 60unidades industriais no Brasil, espalhadas por 11 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso etc.), mais três unidades no Exterior (Argentina, Inglaterra e Holanda).
Dentre seus principais valores, destacam-se o fornecimento de qualidade e a inovação ao consumidor. Para a empresa, inovar significa desenvolvimento contínuo denovos produtos, melhoria sucessiva de qualidade, aplicação de novas tecnologias, controle rigoroso dos processos produtivos para a garantia da segurança alimentar etc.
O resultado disso são os ganhos de competitividade, que permitem disponibilizar o melhor produto a preço justo atingindo maior número de consumidores conscientes do exercício de sua cidadania e, portanto, exigentes, vigilantes eseletivos.
No ano de 2010 foi considerada a terceira maior exportadora brasileira. Dados os números apurados no balanço daquele ano, calcula-se que a empresa participa com pouco mais de 20% no saldo da balança comercial brasileira, o que representa a quantia de US$ 20,3 bilhões, confirmando sua vocação de geradora de divisas ao país. A BRF é, também, a segunda maior empregadora do país, com um quadropermanente de 113 mil funcionários.

Com faturamento líquido de R$ 23 bilhões, registrado em 2010, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e a maior empresa global de proteínas em valor de mercado.
Muito embora comercialize suas ações na Bolsa desde 1981, a BRF integra, desde 2006, o Novo Mercado da BM&F Bovespa, o que, consolidou sua posição de excelência em gestão, com controledifuso e pulverizado, assegurando direitos igualitários aos acionistas e proporcionando um padrão ainda maior de transparência às operações.
A BRF mais uma vez colocou-se como uma das empresas de maior confiança entre investidores e acionistas, em 2010, apresentando crescimento de 21% no valor de mercado, enquanto o IBOVESPA subiu apenas 1%. Nos últimos dez anos, o retorno anual médio aosacionistas foi de 31%, fato que a torna, indubitavelmente, uma das opções de investimento mais atrativas do mercado de capitais.
2- Análise Estrutura Patrimonial
As variações patrimoniais elucidam o porte e o desempenho da empresa, evidenciando a origem e a aplicação dos recursos. Merecem especial atenção os seguintes elementos:
Patrimônio Líquido: a empresa apresenta evolução real (superior à taxada Poupança), comparando-se os anos de 2009 e 2010;
Lucro Operacional Líquido: houve evolução real, além de aumento das taxas de lucratividade.
Lucro do Exercício: a BRF não perdeu capitais próprios. Muito antes pelo contrário, apresentou melhora significativa no período.
Receita Operacional Bruta: a empresa apresentou aumento de receita bruta, justificada nas notas explicativas comoconsequência do aumento de exportações.
Na análise da Participação do Capital de Giro, nota-se que a empresa diminui seu índice.
No tocante ao item Participação de Capital Próprio, observa-se aumento da participação do capital próprio no Patrimônio Líquido.
Com relação ao item Participação de Capital de Terceiros, pode-se dizer que a empresa reduziu sua dependência do capital de terceiros.
No que diz...
tracking img