Responsabilidade social em uma empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESPONSABILIDADE DE EMPRESAS NA RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná para o Tema: Responsabilidade de Empresas na Relação Socioambiental.

Xinguara
2011

Introdução
O presente trabalho terá por intermédio, informações sobre a Responsabilidade Socioambiental e a sua importância dentro de uma determinadaEmpresa; os problemas ambientais existentes na atualidade e como podem interferir no funcionamento de uma organização; e a relação existente entre ética e responsabilidade socioambiental. Também será visto por intermédio, informações sobre a poluição e dentro deste contexto mostrar a importância da energia fóssil; quantas e quais empresas petrolíferas estão entre as mais ricas do mundo; descrevera crise do petróleo e analisar o porquê que não á maiores investimentos em energia limpa, pois o petróleo é muito poluidor.

A Responsabilidade de Epresas na Relação Sociambietal.
* Definição da responsabilidade social e suas influências.
Pode-se afirmar que responsabilidade social é um conceito pelo qual as empresas decidem de uma maneira voluntária, contribuir para uma sociedade maisjusta e para um ambiente mais limpo. Obviamente responsabilidade socioambiental é uma atuação responsável dentro da ética que permanece nas empresas no mercado de consumo e na sociedade. Muito mais que ações sociais e filantropia, a responsabilidade social, no entendimento geral, devem ser à base da atividade empresarial e do consumo. Ela envolve a globalização preocupando com compromissos eimpactos causados a consumidores, meio ambiente e trabalhadores; os valores na ação prática cotidiana no mercado de consumo. É também desenvolvida através da publicidade e nos produtos e serviços oferecidos; a postura da empresa em busca de soluções para eventuais problemas; e, ainda, a transparência nas relações com os envolvidos nas suas. Os problemas ambientais têm que ser evitados, pois é algo quevem ocorrendo com frequência.
Os problemas ambientais sofridos nos dias de hoje são a consequência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, causando riscos á vidas. Os principais problemas vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa; espécies da fauna brasileira que se encontram extintas e muitas outras correm orisco; o petróleo que também causa problemas nas águas; e a ocupação do solo, que tem trazido consequências como: enchentes, assoreamento dos cursos de água devido ao desmatamento e ocupação das margens, desaparecimento de áreas verdes, desmoronamento de encostas, comprometimento dos cursos de água que viraram depósitos de lixo e canais de esgoto. Esses fatores ainda são agravados pelo ressurgimentode epidemias como dengue, febre amarela e leptospirose. Com isso é preciso evitar problemas ambientais de maneira que não possam mais interferir no funcionamento de uma organização.
Nas organizações, o que se evita, são problemas que causam a difusão no atendimento de alguma tarefa. Alguns podem ser evitados ou controlados. Já outros, estão além da capacidade organizacional de resolvê-los,quando as empresas são afetadas por causas externas, como a Usina de Fukushima, no Japão, todos os sistemas funcionais é prejudicado. As inúmeras microempresas afetadas pela chuva na Região serrana no Rio de Janeiro.
A Ética Empresarial e a Responsabilidade Social é um conjunto de desenvolvimento e empreendimento, pois na atualidade, a questão da ética e da responsabilidade social e ambiental, estasendo considerada como uma grande oportunidade de crescimento e competitividade, ou seja, a ética não deve ser entendida como ameaça ou obstáculo, mas sim como um impulso para o desenvolvimento e crescimento das empresas. No entanto, não pode ser esquecido os papeis das empresas perante a sociedade, isso se baseia em ficarem atento às responsabilidades para com a sociedade, e não ficar preso aos...
tracking img