Responsabilidade social das empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS




Acadêmico: Priscilla Leão Nascimento

Professor-Tutor Externo: Marcele Gomes Silva de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (CTB 0117) – Prática do Módulo I
07/11/12




RESUMO


A proposta desse trabalho é apresentar uma reflexão inicial sobre Responsabilidade Social corporativa. Para tanto, faz um pequenohistórico do conceito, ilustra seus principais objetivos, fala da RSC como cultura empresarial e descreve seus princípios básicos que constituem regras fundamentais que regem o comportamento socialmente responsável das organizações. Na pesquisa feita a partir de alguns trabalhos, links, escolhidos aleatoriamente, foi visto que todos fazem referência a incorporação da Responsabilidade Social nasempresas, expondo como está sendo feita esta mudança. Consequentemente, esta análise mostra que a Responsabilidade Social Corporativa é um processo em crescimento, tornando as perspectivas de melhoria favoráveis e animadoras.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Organizações. Mudança.



1 INTRODUÇÃO


Não é de hoje que ouvimos falar de Responsabilidade Social. Este termo vem sendoempregado com certa frequência desde o inicio dos anos 70 onde a temática ambiental e do desenvolvimento humano começaram, a ser discutidas em âmbito global. No Brasil, o movimento de valorização da responsabilidade social nas empresas ganhou forte impulso na década de 1990, através da ação de ONGs, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão.


A responsabilidadesocial já é percebida como um diferencial pelos empresários brasileiros que demonstram uma intenção de ampliar suas ações neste campo. Sua prática se faz de uma ação conjunta onde as empresas desenvolvem programas de diferenciados temas e propósitos junto á comunidade, muitas vezes contando com a participação de seus funcionários.


Este artigo destaca a Responsabilidade Social Corporativacomo um objeto de pesquisa amplo e complexo. Neste sentido, procura observar a sua inserção nas propostas de marketing, assim como a sua subordinação aos objetivos de expansão e aumento da lucratividade das organizações. Ao perceber a realidade como uma totalidade dialética, atravessada por contradições geradas pela luta entre classes em busca de benefícios materiais e simbólicos, não deve seesperar um desenho que distinga claramente a armadilha da conquista.


Com o propósito de explorar o tema este trabalho apresenta: Conceito da Responsabilidade Social Corporativa; objetivos da Responsabilidade Social Corporativa; Responsabilidade Social com cultura empresarial e princípios básicos da Responsabilidade Social Corporativa. O conteúdo que se apresenta neste trabalho não pretendeesgotar tão importante assunto da responsabilidade social empresarial, uma vez que este está se tornando prática crescente nas empresas e muito ainda tem a ser desenvolvido.



2 CONCEITUANDO RESPONABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA


Conforme afirmam Shommer (2000) e Shommer, Rocha, Fisher (1999), o conceito de responsabilidade social corporativa parte do princípio de que a atividadeempresarial contempla compromissos com toda a cadeia produtiva da empresa, como, por exemplo: clientes, funcionários e fornecedores, bem como as comunidades, o ambiente e a sociedade. Esta concepção se relaciona com a teoria dos stakehoders- os indivíduos ou grupos que dependem da organização para alcançar suas metas e dos quais a empresa depende para funcionar.


A responsabilidade socialcorporativa representa o compromisso com a ideia de organização com conjunto de pessoas que interagem com a sociedade. Assume o princípio de que as organizações têm sua origem e seus fins essenciais nas pessoas, as quais se organizam e se dispõem em diversos grupos de interesses, com peculiaridades e distintos tipos de relação.
Em torno do conceito de responsabilidade social corporativa, de acordo...
tracking img