Responsabilidade social nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

MOISÉS RICARDO NAVARINI

Introdução

A responsabilidade social nas empresas é um dos assuntos mais comentados hoje em dia. No presente trabalho serão comentados alguns conceitos, exemplos, e a importância da responsabilidade social dentro das organizações auxiliando as formas de gestão contemporâneas.

O que é responsabilidade social?

O InstitutoEthos de Empresas e Responsabilidade Social traz o seguinte conceito:

"Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores,consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".

A importância da responsabilidade social para a empresa, não é somente fazer o papel de eticamente correta para passar a imagem de seriedade e respeito . Hoje em dia a responsabilidade social faz partee é até mesmo um diferencial para a organização se manter competitiva.

Responsabilidade social nas organizações

Uma matéria do site “www.administradores.com.br” fala da importância da responsabilidade social para a sociedade num contexto geral.

“A prática da responsabilidade social, deve ser encarada hoje como uma forma criativa e inovadora de gestão empresarial, pois atualmente asdificuldades sociais não são mais problemas exclusivos dos estados e governos, eles passaram a ser divididos com a iniciativa privada. “

Com o aumento da globalização econômica e da competitividade, o espaço para empresas que não atuam com ética e responsabilidade social vai diminuindo gradativamente e a idéia de que a empresa só existe para gerar lucro aos acionistas já vem a algum tempo sendoquestionada. Adotar uma postura socialmente responsável, não significa somente fazer ações de caráter filantrópico com a comunidade, mas também, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus funcionários e colaboradores, manter bom relacionamento com clientes e fornecedores num contexto de ética corporativa, ter qualidade de produtos e serviços, e qualidade total.

O fococentral da responsabilidade social é o comprometimento responsável e civilizado, com a satisfação e os anseios de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo.

O autor Paulo Sertek, no livro Responsabilidade social e competência interpessoal, fala da finalidade das empresas na atualidade:
As organizações têm como finalidade a criação de valor paro ocliente, sobretudo quando prestam um serviço a ele, para satisfazê-lo em suas necessidades. Realizam uma contribuição através de um serviço de qualidade. A empresa cidadã é a que define adequadamente a sua missão, não simplesmente com uma posição no mercado com intuito de ser a número um, mas uma missão que visa contribuir fundamentalmente para que os problemas dos clientes sejam resolvidos e tambématender as necessidades de todos os envolvidos ou implicados na atividade da organização. (Sertec, 2006, p.g. 38-39)

O que ganham as empresas com a responsabilidade social?
Nas empresas, é cada vez mais crescente a consciência de que uma gestão socialmente responsável pode trazer inúmeros benefícios aos clientes e, conseqüentemente, às empresas, já que cliente satisfeito gera fidelidade epotencializa a imagem positiva das organizações.
Para atrair os consumidores, as empresas, cada vez mais, procuram agregar valores aos seus produtos e/ou serviços, como forma de criar diferenciais competitivos e alcançar maiores fatias no mercado.

Já é fato que cada vez mais consumidores busquem empresas que tenham qualidade, compromisso, ética e responsabilidade.
Com a responsabilidade social a...
tracking img