Direito do voto feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Gestão Comercial em Contact Center Período: 2

Turno: Manhã Sala: 313

Disciplina: Mercado de Call Center

Professor(a): Dawson Florentino

Aluno: Elisângela Madureira

Direito de voto feminino completa 76 anos no Brasil; saiba mais sobre essa conquista

Faz apenas 76 anos que a mulher brasileira ganhouo direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitiaapenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no CódigoEleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.

O direito ao votofeminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarãesde Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.Após Celina Guimarães Viana ter conseguido seu título eleitoral, um grande movimento nacional levou mulheres de diversas cidades do Rio Grande do Norte, e de mais outros nove estados daFederação, a fazerem a mesma coisa.

Mietta Santiago, estudante mineira educada na Europa, com 20 anos retornou do velho mundo e descobriu, em 1928, que o veto ao voto das mulheres contrariava o artigo70 da Constituição de 1891, em vigor. Com garantia de sentença judicial, conquistou o direito de votar. O que de fato fez, votando em si mesma para uma vaga de deputada federal.

 

Fonte:...
tracking img