Projeto para terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




[pic]

[pic] CENTRO DE REFÊRENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


PROJETO VOLTADO DE ATENÇÃO A PESSOA IDOSA


TÍTULO DO PROJETO
VIVER BEM
Por uma qualidade de vida melhor


INSTITUIÇÃO EXECUTORA
CRAS III – Centro de Referência da assistência Social


RESPONSÁVEL PELA INSTITUIÇÃO
Coordenadora: CristianeDATA DA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Setembro 2011


RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO
Sandra Almeida Schettini – Assistente Social do CRAS III











APRESENTAÇÃO


GRUPO DA TERCEIRA IDADE DO CRAS III


PEDRINHAS




Lei N° 10.741 de 1º de outubro de 2003: é instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idadeigual ou superior a 60 anos .
O presente projeto sistematiza a implantação de um trabalho a ser desenvolvido em comunidade carente, enfocando todos os aspectos que de uma forma ou outra norteiam o dia a dia do ser humano.
A proposta refere-se a execução do trabalho na própria comunidade, levando os serviços essenciais até ela, contando para tanto com parcerias de órgãos governamentais e nãogovernamentais.
Além da equipe multidisciplinar decorrente deste trabalho de interface pretende-se buscar o envolvimento dos idosos locais da comunidade a ser atendida.
No âmbito da proteção social básica são desenvolvidas atividades de convivência para idosos, com o objetivo de promover sociabilidade, o envelhecimento ativo e saudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários,prevenindo o isolamento do idoso, bem como seu asilamento. Tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação e defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.
Com o objetivo de fazer valer, na prática, o Estatuto do Idoso, o CRAS III Pedrinhas de Vitoria da Conquista - BA, propõem na formação do seu Grupo de Idosos, ondeassegura a efetivação do direito à vida, às saúde, à alimentação, à cultura, ao lazer, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.



JUSTIFICATIVA


Acredita – se que o GRUPO DE CONVIVÊNCIA é uma política Pública de atenção ao idoso que demonstra preocupação do Município com este segmento, e investe para um atendimento de qualidade, uma vez que amunicipalidade deve estar atenta a esta população que vem aumentando. A implantação deste projeto é viável em qualquer Município que queira investir em ações de atendimento ao idoso, e prevenindo varias situações causadas pela falta de um programa de atividade saudável.
O PROJETO VIVER BEM começou a ser idealizado apartir do momento da crescente população de idosos no Município e principalmente nosBairros: Cruzeiro, Alto Maron, Pedrinhas.
Os principais motivos deste projeto para a Terceira Idade são as demandas expostas para o município aonde foram detectada a necessidade de melhora do convívio social, da ocupação do tempo livre, é da fuga da solidão e também a busca da diversão.
As atividades propostas pelo projeto visam contribuir para um resgate do convívio social e para que oenvelhecimento deixe de ser apenas um período de perdas, abandono, solidão e exclusão por parte da sociedade.



OBJETIVO GERAL:

O Objetivo é promover a socialização, integração e a convivência entre os idosos com atividades que abordar temas como qualidade de vida, saúde, direito do idoso e outros temas.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer e detectar as necessidades básicas do idosono Grupo de Convivência Melhor Idade;

- Resgatar e elevar a auto-estima dos idosos;

- Promover a inclusão dos idosos na comunidade de forma participativa das questões pertinentes da sociedade;

- Orientar como ter acesso a direitos conquistado;

- Estimular a realização de atividades físicas, com exercícios orientados por um profissional da área;

- Orientar o idoso a importância de...
tracking img