Copa 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Decisões de pré-construção

O tamanho e o nível de conforto de um estádio devem ser proporcionais à futura demanda de uso e aos recursos disponíveis para a sua construção. O ideal é que seja feito um estudo de viabilidade, levando em conta que o tempo de vida útil dos estádios modernos é de 30 anos.

Quanto à capacidade, a Fifa recomenda um mínimo de 30 mil assentos para jogosinternacionais, 50 mil para um jogo final de Copa das Confederações, e 60 mil para a final de uma Copa do Mundo.

Quanto à localização, a entidade recomenda a existência de estacionamentos para carros e ônibus ao redor do estádio, além da oferta de meios de transporte de massa. Para receber eventos internacionais, deve haver hotéis, centros comerciais e a um aeroporto nas proximidades do estádio.

2 -Orientação do campo

A orientação ideal dos estádios é a norte-sul. No entanto, esta direção pode ser modificada para se adaptar a especificidades regionais. Os jogadores, o público e os profissionais de comunicação devem ser protegidos contra o ofuscamento produzido pelos raios solares. Se houver cobertura, o material de composição deve permitir que o gramado receba luz solar e ventilaçãoadequada.

3 - Segurança

Segundo a Fifa, a segurança dos torcedores deve ser tratado como item prioritário, tanto na elaboração do projeto quanto na operação dos estádios. Para isso, recomenda que setores como escadarias, portões e corredores sejam sinalizados e livres de obstáculos. Os portões de acesso devem abrir do interior para o exterior do estádio e permanecerem destrancados enquanto houverpúblico. Para impedir invasões, os portões podem ter um sistema de tranca facilmente manejável por qualquer pessoa no interior do estádio.

Para garantir a segurança dos torcedores, os estádios devem ter uma sala de controle com visão panorâmica e câmeras de vigilância interna e externa. Deve haver ao menos uma sala de primeiros socorros, a qual o público possa acessar facilmente estando dentro oufora do estádio.

4 - Estacionamentos

Torcida: estádios para 60 mil torcedores devem ter ao menos 10 mil vagas para carros e 500 para ônibus. O ideal é que o estacionamento seja adjacente ao estádio, mas a Fifa aceita vagas até um perímetro de 1,5 quilômetro.

Público VIP: o estacionamento deve ser privativo e, preferencialmente, dentro do estádio.

Delegações: às delegações devem serreservadas ao menos duas vagas de ônibus e oito de carro, dentro do estádio, próximas aos vestiários e isoladas do público.

Mídia: deve haver uma entrada exclusiva para os profissionais de comunicação, com sala de imprensa de 30 m2, no máximo. Recomenda-se tratamento diferenciado aos fotógrafos por portarem equipamentos pesados.

Caminhões de transmissão TV (TV Compound): para a final da Copa,esta área deve ter entre 3 e 5 mil m². O estacionamento deve ser adjacente ao estádio, ter segurança reforçada e sistema independente de geração de energia.

Veículos de transmissão via satélite: devem ter área de estacionamento reservada, a céu aberto, adjacente à TV Compound e com o mesmo sistema de geração de energia.

Veículos de emergência e segurança: devem estacionar em área adjacenteou no interior do estádio, em posição que permita um rápido escoamento.

Heliporto: a Fifa recomenda que haja um heliporto próximo ao estádio.

5 - Área de jogo

Para jogos de Copa do Mundo e fase final da Copa das Confederações, a Fifa exige gramados com 105m de comprimento por 68m de largura. A grama pode ser natural ou artificial. Segundo o caderno de encargos, o gramado artificialapresenta vantagens, mas deve passar por análise laboratorial e certificação da Fifa.

O ideal é que não haja barreiras separando as arquibancadas do campo de jogo. Para impedir a invasão de torcedores, a Fifa recomenda a presença de seguranças e policiais, a elevação da arquibancada em relação ao gramado ou a construção de fossos.

6 - Vestiários e acessos

Jogadores e árbitros devem ter uma...
tracking img