Projeto terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Paraíba
Faculdade de Educação e Artes – FEA
Curso de Educação Física





Enrico Tullio Mascaro
LEONARDO LUCAS MAGALHÃES
Marco Antonio Diego Junior





A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO RESISTIDO
NA PREVENÇÃO DE QUEDAS NA 3ª IDADE














São José dos Campos, SP
2012
EnricoTullio Mascaro
Leonardo Lucas Magalhães
Marco Antonio Diego Junior











A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO RESISTIDO
NA PREVENÇÃO DE QUEDAS NA 3ª IDADE








Projeto apresentado como parte das exigências para obtenção da Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação e Artes da Universidade do Vale do Paraíba.Orientador: Prof. Claudio Alexandre Cunha



São José dos Campos, SP
2012
1. INTRODUÇÃO




Este trabalho trata da importância do exercício resistido na prevenção de quedas na 3ª idade e é iniciativa pela busca de apoio teórico para compreender a relação entre educação física e promoção da saúde.
Atualmente, com o aumento da expectativa de vida,evidencia-se que a participação da população idosa produzirá importantes impactos e transformações nas políticas públicas, principalmente de saúde, educação, previdência e assistência social. Nesse contexto, é importante privilegiar a educação física, que tem por objetivo formar um profissional capacitado a atuar na prevenção de quedas por meio do exercício resistido. O profissional deverá ser capaz decontribuir para que as demandas sejam atendidas, de forma que os idosos tenham qualidade de vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece como idosos todos indivíduos acima de 60 anos de idade e divulgou a fórmula ideal para a velhice bem-sucedida e simples: autonomia física, autonomia mental, inserção social e qualidade de vida. Surgem imediatamente duas palavras: atitude e opção.Conforme Berquó (2006), apesar das diferenças regionais no ritmo de crescimento da população idosa, o fato é que este contingente populacional tenderá a aumentar sua participação no total da população brasileira, revelando a importância deste contingente populacional no âmbito regional, estadual e local.
Proporcionar oportunidades de qualidade de vida a idosos é um empreendimentosocial referenciado a uma filosofia sobre a velhice e a uma filosofia sobre educação e velhice (NÉRI; CACHIONI, 2005).
Os números em torno do envelhecimento populacional chamam a atenção para o fato de que “as pessoas viverão o maior período de suas vidas como velhas, e não como crianças, jovens ou adultos”. (LEMOS, 2003, p.115). Daí a importância da qualidade de vida para pessoas maiores de 60anos.
O processo de envelhecimento reduz drasticamente a massa, a força e a potência musculares, diminuindo a capacidade de execução das atividades da vida diária. A prática de exercícios resistidos pode reverter esse quadro, auxiliando na manutenção da massa muscular e melhorando sua força e resistência (QUEIROZ; KANEGUSUKU; FORJAZ, 2010).
1.1 Objetivos




1.1.1 Objetivo GeralDemonstrar que a Educação Física pode ser instrumento de prevenção de quedas na perspectiva da terceira idade, por meio de exercício resistido.


1.1.2 Objetivos Específicos


- Identificar a realidade da Educação Física na prática de exercício resistido para a terceira idade.
- Compreender como se dá o exercício resistido como prevenção de quedas na terceira idade.- Reconhecer a importância da educação física como contribuidora de qualidade de vida de idosos.
- Identificar meios de efetivar o exercício resistido para a terceira idade.




1.2 Justificativa




Independente da idade, exercícios podem melhorar a qualidade de vida e não é preciso gastar muito tempo para que se observe ganhos de qualidade de vida. Como todos, os...
tracking img