Trabalho tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

BUSINESS SIMULATION

TCC ON LINE

PARTE 2 – ANÁLISE DOS RESULTADOS DA EMPRESA

TURMA Q 15 – EQUIPE 1

ABRIL DE 2011.

2.1 Os Objetivos da Empresa
Diante de um mercado tão competitivo e exigente, o sucesso da empresa requer muitos desafios. O sucesso da empresa significa agregar valor ao seu negócio e conseqüentemente lucros aos acionistas,sendo este um dosprincipais objetivos da empresa. Para isso, a sinergia entre a alta direção da empresa é importantíssima, além de uma visão global da empresa como um todo.
Um ponto importante da empresa, foi ter tido claramente identificados qual era a missão e a visão da empresa. Segundo Boone e Kurtz(1999),visão é a percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma organização podesatisfazê-las. A nossa Equipe observou o mercado e após estudá-lo, identificamos que o mesmo apresentava uma carência de produtos que não era suprida pela até então empresa instalada. Além disso, a nossa própria fábrica, assim como as dos concorrentes no jogo, apresentavam capacidade muito baixa e custo unitário muito alto, sendo que os preços de mercado praticados mal faziam com que passássemos o breakeven. A partir de então, projetamos ser até ao final de 10 períodos a maior empresa entrante no mercado, com maior valor agregado, mais rentável, maior patrimônio líquido e a mais valorizada. Ou seja, a nossa visão era tornar-nos a empresa de maior valor agregado, sendo que a nossa missão foi passo a passo atingir a primeira colocação em todos os indicadores do jogo, o que ocorreu antes do finaldo mesmo, levando-nos ao primeiro lugar, muito a frente do segundo colocado.

2.2 Estratégia da Empresa
Segundo PORTER (2004), uma empresa pode conseguir vantagem competitiva sustentável por meio de custos ou de diferenciação. Ele ressalta que mesmo quando a opção da empresa é pela diferenciação, os custos não podem ser esquecidos.
Após dividirmos toda a diretoria, houve umconsenso que trabalharíamos em conjunto em prol da empresa como um todo. Assim, a diretoria desenvolveu um planejamento estratégico objetivando se tornar a empresa líder do mercado em que estava inserida. Para atingir tal objetivo, a diretoria da empresa ampliou a capacidade de produção logo no início do jogo acreditando que com os investimentos que seriam feitos em P&D, Progresso Técnico e Marketing,seria necessário que a empresa estivesse pronta para atender ao mercado.
A principal estratégia adotada pela empresa foi focar no leilão que iria acontecer entre a segunda e a terceira rodada, pois percebemos uma grande oportunidade de ganhar este leilão, tendo em vista um grande mercado a ser conquistado. Com o aumento da produtividade em grande escala, o custo final unitário cairiabastante, conseqüentemente proporcionando maior lucro. Detectamos que essa era a principal vantagem competitiva frente aos concorrentes, uma vez que o mercado estava em crescimento e com alto poder de consumir toda a nossa produção.
Outra estratégia foi manter o preço sempre mais baixo que os concorrentes principalmente na região 1 que apresentava maior sensibilidade à preço.Com isso nossa parcelade mercado cresceu rapidamente e foi aumentando cada vez mais.Com um mercado já consolidado os resultados vieram como previsto, tornando a empresa lucrativa e com alta performance no mercado. Ou seja, buscamos maior lucro através da redução do custo unitário e da maior venda através da manutenção do menor preço.
Com relação às vendas a idéia foi priorizar as vendas à vista por ser a receitacom esta venda equivalente a 105% do preço estabelecido e também por recebermos o valor total no mesmo período da venda.
Quanto a serviço comercial decidimos abrir todas as regiões, no momento oportuno, para aumentarmos nossas opções de vendas e por já termos decidido desde o início aumentar a nossa capacidade de produção, pois só assim poderíamos ter o lucro esperado e melhores...
tracking img