Projeto biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Autobiografia
Objetivo
O objetivo deste projeto é desenvolver habilidades de leitura e escrita sobre o gênero textual selecionado e suas especificidades.
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
- Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.
Conteúdos
-Produção de texto.
- Características específicas das biografias.
- Procedimentos de revisão.

Tempo estimado : De dois a três meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Habilidades básicas de leitura e escrita.
Material necessário : Livros de biografias e autobiografias, papéis, canetas, lápis e cartolina.
Estratégias e recursos da aula
Etapa 1:
A primeiraatividade a ser desenvolvida com os alunos é o Jogo rápido, uma seção que geralmente aparece em revistas para jovens e que tem o objetivo de fazer um pequeno levantamento da vida de alguém famoso sobre suas preferências, gostos, bem como alguns aspectos de sua vida pessoal e profissional. Para tanto, eles lerão primeiramente um exemplar desse texto para depois, em duplas, desenvolverem um “Jogo rápido”com um colega.

1) Reproduzir o texto para os alunos. Pedir aos alunos que sentem em duplas para realizarem a leitura. Cada dupla lerá silenciosamente o texto. As duplas já ficam separadas para a próxima atividade.
A) Em geral, em revistas e jornais, quando lemos entrevistas com artistas, escritores ou pessoas famosas, muitas vezes nos deparamos com uma seção denominada “Jogo rápido”, em que oentrevistado aponta, em poucas palavras, alguns aspectos de sua vida pessoal. Veja o “Jogo rápido” feito com o ator Thiago Rodrigues:
http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/137/artigo13827-1.asp
Atividades a serem desenvolvidas oralmente após a leitura do “Jogo rápido”:
a) Explique por que essas perguntas permitem conhecer melhor o ator.
b) Que outras perguntas você faria para conhecermelhor o início da vida do ator?
B) Agora, em dupla, fazer um “Jogo rápido” com seu colega de classe. Escrever em uma folha à parte as características e preferências do(a) seu(a) amigo(a).
Manter os títulos amizade, livro, viagem, música, mania, autorretrato. Retirar títulos como Fãs, Televisão, já que esses não fazem parte do seu universo. Acrescentar profissão (que pensa em seguir) aos dados,bem como relação com a família, escola, data e local de nascimento, apelidos.
Essa atividade é importante para que os alunos comecem a pensar sobre si próprios, não só nos aspectos mais formais, como nome, escola, data de nascimento, mas também sobre seus gostos, preferências, objetivos de vida, sonhos, etc. Após essa atividade, guardar esses dados que serão usados mais a frente.
Ao finaldessa atividade, pedir para 3 alunos lerem seu jogo rápido em voz alta.
Etapa 2
Leia a biografia abaixo
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores,lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguerprédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil...
tracking img