Progrma agente a na rua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Em relação ao Programa A Gente na Rua, explique:
a- Histórico:
Em princípios do séculos XX ainda prevalecia no Brasil um quadro de saúde que se caracterizava pelo predomínio de doenças transmissíveis. Entre as iniciativas adotadas na cidade de São Paulo no sentido de reorganização dos serviços sanitários do Estado, foram criadas as Inspetorias de Higiene do Trabalho, de Educação Sanitária,de Profilaxia das Moléstias Infecciosas e os Centros de Saúde.
Em 23 de julho de 2003, considerado o dia do Grito dos Excluídos, parte das pessoas em situação de rua descontente com seu atendimento nos serviços de saúde foram às ruas da capital para reivindicar maior atenção na sua saúde. Houve questionamentos dos usuários por se sentirem prejudicados pela forma diferenciada do atendimento,algumas equipes de saúde resistiam em atendê-los em decorrência das condições precárias de higiene.
Baseando-se em dois princípios do SUS, Universalidade e Equidade a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo juntamente com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, uma organização social sem fins lucrativos, implantou o Programa A Gente na Rua atendendo a reivindicação daquele ano.

b-Organização:
O trabalho é desenvolvido juntamente com as enfermeiras do centro de saúde.
Os princípios de Universalidade e Equidade do SUS baseiam a inserção do morador em situação de rua no serviço de saúde e a realização de seu atendimento e acompanhamento de acordo com as suas necessidades de saúde.
O atendimento acontece através de um acolhimento realizado pela enfermeira, é levantado a necessidade decada indivíduo no qual é encaminhado para um atendimento de acordo com suas queixas visando sempre a melhoria de sua saúde.

c- Área de abrangência:
O PAR atua em três regiões de maior concentração de população de rua na cidade de São Paulo: Sé, Mooca, Lapa/Pinheiros. É composto por três equipes de Programa de Agentes Comunitários de Saúde , 04 Enfermeiras e 35 agentes comunitários de saúde derua, 02 assistentes sociais e 01 coordenadora.

2-Quais as ações do enfermeiro e do ACR no programa? Qual a importância dos conceitos de vulnerabilidade, risco e proteção para desenvolvimento desse trabalho?

R- As principais ações desenvolvidas pelo enfermeiro primeiramente é o acolhimento desse indivíduo buscando melhoria em suas condições de saúde, encaminhamento quando houver necessidadede algum caso mais urgente, ouvir suas queixas e ajudar no que for preciso. Tentar resgatar o morador em situação de rua enquanto cidadão, encaminhando-os para outro serviço para retirar sua documentação pessoal. Sem dúvidas esse acolhimento prestado é muito gratificante para todos profissionais envolvidos, uma boa ação consegue amenizar a situação não só curativa, como também um apoio psicológicoajudando-os a entender que existem pessoas para ajudarem a ter uma vida menos sofrida e acreditando que juntos podemos vencer esses obstáculos, valorizando um acompanhamento efetivo.
O ACR também desenvolvem ações que acompanham esses indivíduos no processo de documentação. Após sua passagem pela unidade o agente continua dando sequência a manutenção do vínculo deste indivíduo com o centro desaúde, acompanha o enfermeiro na visita a rua para abordagem e buscando aqueles que ainda se recuam por medo ou por insegurança.
O trabalho da equipe é muito importante nessas abordagens, levantamento de casos e encaminhando aqueles indivíduos com dificuldades, sensibilizando para busca do tratamento como por exemplo as drogas e bebidas.
Sabendo que esses moradores tendem com facilidade perder seusdocumentos é essencial o monitoramento e registro de todos indivíduos que fazem matrícula, lembrando suas consultas agendadas, mesmo surgindo resistência para aderir a continuidade do tratamento não podemos como profissionais da saúde deixar de lado e desistir, mais sim buscar soluções para proteção e promoção de saúde dessas pessoas que estão tão suscetíveis para algum tipo de doença. O...
tracking img