Progressividade fiscal do iptu

Páginas: 2 (410 palavras) Publicado: 3 de julho de 2012
DESCOMPASSO ENTRE O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA SEFAZ E AS NORMAS TRIBUTÁRIAS DO MUNICÍPIO.

Muito se discute sobre as rápidas mudanças porque passou e ainda passa a Secretaria Municipal da Fazendade Salvador, em período recente, desde que foram introduzidas as novas Tecnologias da Informação, isso a partir do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos MunicípiosBrasileiros.

Tais mudanças podem ser constatadas somente com a simples observação do funcionamento da Secretaria, sob diferentes aspectos, como: a capacitação profissional dos servidores; o armazenamento,tratamento e disseminação de dados e informações; o relacionamento entre a sociedade e o órgão fazendário.

Dada a importância estratégica da área de Tecnologia da Informação, a Sefaz vem priorizandoa assimilação das novas tecnologias da informação aos seus processos administrativos e à prestação de serviços ao cidadão-contribuinte.

Utilizando-se do aparato tecnológico, por meio de programase de sistemas de informática, a Administração Tributária confere a consistência dos valores declarados e o seu “batimento” com os campos apropriados.

Todavia, o avanço nessa direção tem ocorridoainda que limitações de ordem operacional tenham dificultado a aplicação das normas tributárias.

Tais limitações vieram à tona, devido à ausência de uma maior coordenação entre o sistema deinformações da SEFAZ e a legislação tributária vigente, levando, em certos casos, aos gestores das unidades integrantes do órgão fazendário a sentirem dificuldades em operacionalizar os procedimentosemanados das normas tributárias.

Uma situação clássica vivenciada aqui na Sefaz é quando ocorre, por exemplo, o envio para a Câmara Municipal de Salvador de Projeto de Lei que vise alterar dispositivosdo Código Tributários e de Rendas do Município sem que se desenvolva, simultaneamente, ferramentas apropriadas no Sistema de Administração Tributária da Secretaria.

Logo após a conversão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A APLICABILIDADE DA PROGRESSIVIDADE FISCAL SOBRE O IPTU
  • IPTU NO BRASIL: PROGRESSIVIDADE, ARRECADAÇÃO E ASPECTOS EXTRA-FISCAIS
  • A PROTEÇÃO DO MÍNIMO EXISTENCIAL COMO LIMITE À PROGRESSIVIDADE FISCAL DO IPTU
  • PROGRESSIVIDADE DO IPTU
  • A progressividade do IPTU
  • Progressividade do IPTU
  • A progressividade das alíquotas do iptu no município de teresina
  • A progressividade do IPTU e o princípio da capacidade contributiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!